Rosângela Rennó apresenta nova individual, “Espírito de tudo”

(Rio de Janeiro, RJ)

O trabalho de Rosângela Rennó frequentemente se apropria – e transforma – imagens e memórias de anônimos, esquecidas pelo passado. São eles que, a partir de fotografias, vídeos, cheiros e sons, povoam sua mais nova individual no Oi Futuro, “Espírito de Tudo”. Curada por Evangelina Seiler, ela ocupa todo o espaço expositivo da sede do Flamengo do instituto.

A artista, que participou do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA desse ano, contou ao jornal O Globo que a concepção da mostra se iniciou com a obra “O turista transcendental”: a instalação, que combina dez vídeos simultâneos, cabia na enorme Sala II do centro cultural. A obra apresenta registros dos locais exóticos pelos quais Rosângela passou, como o Salar do Uyuni, na Bolívia; a cidade de Allahabad, na Índia; a Chapada dos Veadeiros, no centro-oeste brasileiro; ou as linhas de Nazca peruanas. Muitos, lugares de extrema religiosidade e misticismo.

O restante das obras sustentam a aura esotérica originada em “O turista transcendental”. Em “Lanterna Mágica”, por exemplo, os brinquedos que antecederam o cinema no século XIX apontam para fotografias “queimadas” durante o processo de revelação e, assim, denunciam os detalhes perdidos graças à exposição inadequada no laboratório, criando “fantasmas” que assombram as imagens. Outras obras envolvem o olfato: “Per fumum”, por exemplo, dispõe diferentes aromas na entrada do centro, e “As horas viajantes” insere frascos de perfume na vitrine de vidro que exibe a evolução das telecomunicações no espaço.

Para a curadora Evangelina Seiler, “ao aguçar seus sentidos através das obras expostas, o visitante se aprofundará no trabalho desta grande artista, a partir do que vê e sente e também a partir, de textos, escritos por vários autores e por ela mesma, que apontam para suas referências filosóficas e técnicas”.

 

“Espírito de Tudo”, de Rosângela Rennó
Curadoria de Evangelina Seiler
De 21 de novembro de 2016 a 29 de janeiro de 2017

Oi Futuro Flamengo
Rua 2 de Dezembro, 63, térreo – Flamengo
T:  (21) 3131-3060
Funcionamento: ter – dom, 11h às 20h



O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA