“Porque somos elas e eles”, coletiva explora o conceito de amizade

(São Paulo, SP)

“Porque somos elas e eles”, coletiva que estreia na galeria Blau Projects nesta sexta-feira, 19 de novembro, tem como tema a amizade. Não espere, contudo, narrativas clássicas de confiança ou superação: para o curador Josué Mattos, a amizade fraternal aqui deriva do conceito de amor mundi, amor pelo mundo, e é caracterizada pelos encontros – e, consequentemente, tensões, conflitos – entre pessoas que vivem e pensam uma realidade comum.

unnamed-3

No campo da arte, a noção de amizade torna-se ainda mais complexa. É, assim, questionando o que no experimental é dado à partilha que os artistas Ana Teixeira, Ayrson Heráclito, Bárbara Wagner, Bruno Kurru, Caetano Dias, Clara Ianni, Cyntia Werner, Dalton Paula, Daniel Lannes, Diego de los Campos, Fernando Velázquez, Jonathas de Andrade, Jorge Menna Barreto, José Rufino, Julia Kater, Karina Zen, Lourival Cuquinha, Matheus Rocha Pitta, Nazareno, Nino Cais, Piti Tomé, Regina Parra, Renata Cruz e Laura Gorski, Ricardo Basbaum, Roberto Freitas, Thiago Honório e Yiftah Peled apropriam-se mutuamente dos trabalhos uns dos outros na exposição – “formando, assim, um nós por vir”, escreve Mattos no texto de introdução ao evento.

Ainda de acordo com o curador, a ideia é que a riqueza de embates e desentendimentos que permeia as relações de amizade seja replicada no contexto de diálogo entre as obras: “Quero que tudo seja questionado, até mesmo o trabalho da curadoria”, diz. A amizade, afinal, é um conceito poderoso a tal ponto de explicitar-se também através da sintaxe: ao transformarmos as pessoas, os “elas e eles” do título, em “euvocê”, a construção linguística é distorcida, deformada.

O resultado busca não só acentuar a ambivalência característica da amizade entre dois sujeitos, mas também a ideia de que “tais experiências atuam em resistência ao estado de exploração”. No caminho, encontros entre artistas e obras marcados por jogos e acordos, repetições e pastiches, a todo tempo questionando uns aos outros e a si mesmos.

“Porque somos elas e eles”, coletiva com Ana Teixeira, Ayrson Heráclito, Bárbara Wagner, Bruno Kurru, Caetano Dias, Clara Ianni, Cyntia Werner, Dalton Paula, Daniel Lannes, Diego de los Campos, Fernando Velázquez, Jonathas de Andrade, Jorge Menna Barreto, José Rufino, Julia Kater, Karina Zen, Lourival Cuquinha, Matheus Rocha Pitta, Nazareno, Nino Cais, Piti Tomé, Regina Parra, Renata Cruz e Laura Gorski, Ricardo Basbaum, Roberto Freitas, Thiago Honório e Yiftah Peled
Curadoria de Josué Mattos
De 22 de novembro a 17 de dezembro
Abertura: 19 de novembro, 12h | Coleta de espécimes locais com Ana Teixeira às 15h

Blau Projects
Rua Fradique Coutinho, 1464 (Fundos) – Vila Madalena
Funcionamento: ter – sáb, 11h às 19h
T: (11) 3467-8819 / (11) 3467-8801



Copyright © Instituto PIPA