Lançamento da revista JACARANDA #3 acontece neste sábado na Villa Aymoré

(Rio de Janeiro, RJ)

Lançada informalmente em setembro, na ArtRio, a revista JACARANDA #3 tem sua estreia oficial neste sábado, 12 de novembro, na Villa Aymoré. Afiliada ao projeto multimídia de mesmo nome criado pelo artista Raul Mourão para promover e divulgar a arte contemporânea brasileira no circuito internacional, a revista tem suas origens mais longínquas no Arte Clube Jacarandá, lugar de discussão e desenvolvimento de ideias idealizado por um grupo de artistas que hoje, com nome abreviado – é apenas Jacaranda –, ocupa três salas da Villa Aymoré, na Glória.

2016-11-09-photo-00000303

Toda em inglês (seu subtítulo é “Journal of Brazilian Art and Beyond”), JACARANDA é editada por Raul Mourão e o também artista Gustavo Prado em Nova York. O posicionamento internacional é estratégico, explicou Mourão em uma entrevista à ArtRio: “Há um enorme desconhecimento sobre a produção brasileira contemporânea. JACARANDA pretende ocupar esse espaço compartilhando e amplificando informações sobre obras, artistas, curadores e instituições brasileiras”.

Os planos da revista, que a cada número reúne ensaios, um perfil e uma entrevista, são audaciosos. “Ao longo dos próximos dois anos, JACARANDA vai lançar oito números da revista e estará presente nas edições das feiras internacionais SP-Arte, ArtRio, NY Art Book Fair, Frieze, Art Basel Miami e ARCO”, contou João Vergara, diretor-executivo da iniciativa, na mesma entrevista. Nesta edição, figuram ensaios de Marina Rheingantz, finalista do Prêmio PIPA no ano passado, e dos vencedores do Prêmio Marcius Galan, em 2012, e Virginia de Medeiros, em 2015. A artista, aliás, tem obras em cartaz na mostra “Indelével”, no espaço Jacaranda, que se encerra no mesmo dia lançamento da revista.

 

Lançamento da revista JACARANDA #3 + Últimos dias da exposição “Indelével”
12 de novembro, às 19h

Jacaranda, na Villa Aymoré
Ladeira da Glória nº26, Casa 1
Funcionamento: seg – dom, 13h às 18h
T: (21) 2509-6962



Copyright © Instituto PIPA