Inauguração de Carpintaria, novo espaço de arte carioca

(Rio de Janeiro, RJ)

A Galeria Fortes Vilaça inaugura neste domingo, 20 de novembro, um novo espaço, o primeiro da galeria no Rio de Janeiro. Trata-se da Carpintaria, um lugar de experimentação localizado no Jockey Club. O nome vem da vocação original do imóvel que, construído em 1926, fazia parte de uma vila operária. A ideia, aliás, é que a antiga vila entre Jardim Botânico e Gávea seja completamente revitalizada, tornando-se um polo cultural e gastronômico: até maio de 2017, serão inauguradas ao lado da Carpintaria a nova galeria Nara Roesler, que sai de seu espaço atual em Ipanema, além da Casa Camolese, de Cello Macedo e Vik Muniz, e a OM.Art, de Oskar Metsavaht.

carpintaria-2

A exposição inaugural, “Uma canção para o Rio”, curada por Douglas Fogles e Hanneke Skerat, é dividida em duas partes – a segunda se inicia apenas em fevereiro do ano que vem – e conta com mais de vinte artistas nacionais e internacionais, entre eles os já indicados ao Prêmio PIPA Arto Lindsay, Bárbara Wagner, Domenico Lancellotti, Sara Ramo e Vivian Caccuri. Vivian, aliás, é responsável pela performance “Dissimulado” que abre os trabalhos, às 18h. Às 20h, o filme “Conga Irreversible”, da dupla cubana Los Carpinteros, é exibido.

Em entrevista ao jornal O Globo de hoje, o curador Douglas Fogle explicou como ele e Skerat chegaram à temática da exposição: “Quando penso no Rio, penso em música, sons, grandes músicos em todos os níveis. Então, quando começamos a elaborar essa exposição, nos imaginamos escrevendo uma música para o Rio. Pusemos juntos artistas que utilizam o som e outros que não utilizam, mas que se referem a ele visualmente”.

Abertura de “Uma canção para o Rio”, com Arto Lindsay, Bárbara Wagner & Benjamin de Búrca, Domenico Lancellotti, Sara Ramo, Vivian Caccuri, Doug Aitken, Allora & Calzadilla, Armando Andrade Tudela, Cabelo, Los Carpinteros, Anne Colier, Bruce Conner, Chelpa Ferro, Paulo Garcez, Marine Hugonnier, Agnieszka Kurant, Mark Leckey, Jac Leirner, Christian Marclay, Dave Muller, Ernesto Neto, Rivane Neuenschwander, Hélio Oiticica & Neville D’Almeida, Susan Philips, Ana Prvacki, Nuno Ramos, Kelley Walker e Cerith Wyn Evans
20 de novembro, domingo, 18h

Carpintaria
Rua Jardim Botânico, 971
T: (21) 3875-5554
galeria@fortesvilaca.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA