Amanhã | Renata Lucas conversa com Lisette Lagnado

(Rio de Janeiro, RJ)

Renata Lucas conversa com Lisette Lagnado, crítica, curadora e diretora da EAV Parque Lage. Esta programação faz parte do seminário gratuito “Tempo e espaço na instalação”.

Renata Lucas (Ribeirão Preto,1971) é artista. Doutora pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), São Paulo, Brasil. Participou das exposições coletivas internacionais Como Viver Junto, 27ª Bienal de São Paulo, São Paulo, Brasil (2006); The World as a Stage, Tate Modern, Londres, Inglaterra (2007); Revolutions: Forms that turn, Bienal de Sydney, Australia (2008); 53ª Bienal de Veneza, Itália (2009); Documenta 13, Kassel, Alemanha (2012). Vive em São Paulo.

Veja outros palestrantes convidados para o seminário “Tempo e espaço na instalação”:

Ana Luiza Nobre (Rio de Janeiro, 1964) é coordenadora de pesquisa e educação do Instituto Moreira Salles (IMS) e professora do departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Doutora em História pela PUC Rio, com Especialização em Tecnologia, Arquitetura e Urbanismo pelo Politecnico di Torino, Itália (1995). Foi curadora adjunta da X Bienal de Arquitetura de São Paulo (2013).

José Luiz Mendes Ripper é arquiteto, professor e pesquisador. Graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1958). Coordenado o Laboratório de Investigação em Living Design – LILD, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Design do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio.

Lourival Cuquinha (Recife, 1975) é artista. Sem graduação concluída, cursou engenharia química, filosofia, direito e historia, passou dez anos de Universidade Federal de Pernambuco (1993/2002). Seus trabalhos lidam com a liberdade do indivíduo e o controle exercido pelas instituições, com atenção para o sistema das artes. As intervenções do artista acontecem dentro das instituições e fora delas, no espaço urbano.

Marcos Chaves (Rio de Janeiro, 1961) é artista. Iniciou sua atividade artística na primeira metade dos anos 1980. Trabalhando sobre os parâmetros do pastiche e da intervenção, sua obra é caracterizada pela utilização de diversas mídias, transitando livremente entre a produção de objetos, fotografias, vídeos, desenhos, palavras e sons.

Marisa Flórido é curadora e crítica de arte. Doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi co-curadora do projeto Ciudad Invadida/Cidade Invadida: Un proyecto Intinerante; curadora adjunta do projeto Rumos Itaú Cultural Artes Visuais (2001/2003) e curadora da mostra intinerante Sobre(A)ssaltos (2002).

Nelson Felix (Rio de Janeiro, 1954) é artista. Graduado em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula (1977). Estudou com Lygia Pape e Ivan Serpa, entre o campo do desenho e da escultura. Suas investigações tensionam e problematizam as distinções entre natureza e cultura, corporalidade e transcendência, matéria e presença.

Rivane Neuenschwander (Belo Horizonte, 1967) é artista. Estuda desenho na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Premiada no projeto Antarctica Artes com a Folha (1996). Participa da 24ª Bienal Internacional de São Paulo (1998) e da 27ª Bienal Internacional de São Paulo (2006). Apresenta trabalhos na Bienal Internacional de Veneza (2005). Foi artista residente no Royal College of Art, em Londres (1996-1998), onde obteve o título de mestre. Vive em Londres, Inglaterra.

Ronald Duarte (Barra Mansa, 1963) é artista e curador. Mestre em História da Arte com habilitação em Linguagens Visuais, pela UFRJ, Rio de Janeiro, RJ. Em 2005, apresenta o “Fumacê do Descarrego” no evento Nuit Blanche (Paris, França); em 2007 interfere no Museu Imperial de Petrópolis (Rio de Janeiro) com o trabalho “Funk da Coroa Imperial”. Em 2010, participa da 29ª Bienal de São Paulo e participa da exposição Afro-Modern na Tate Gallery (Liverpool, Inglaterra).

“Renata Lucas: Em torno da instalação”, conversa entre Renata Lucas e Lisette Lagnado
17 de novembro, das 18h às 20h

Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ – CEP 22.461-000
eav@eav.rj.gov.br
Tel 21 3257.1800
Fax 21 3257.1822



O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA