Política e performance na exposição de “Arte e Ativismo na América Latina”

(Rio de Janeiro, RJ)

Acontece nesta sexta-feira, dia 28 de outubro, a exposição do projeto “Arte e Ativismo na América Latina”, iniciativa da Despina em parceria com a organização holandesa Prince Claus Fund. Em seu primeiro ano, o projeto reuniu os artistas Crack Rodriguez, Jesus Bubu Negrón e Luciana Magno – vencedora do PIPA Online no ano passado – em uma residência artística de dois meses com o objetivo de investigar a noção de espaço público e sua relação com a arte.

É esse espaço que emerge nas obras dos três artistas, ainda que de maneiras diversas: suas inspirações vão de blocos carnavalescos, caso do porto-riquenho Bubu Negrón, que em sua performance propõe uma banda de tambores e trombones “mudos” para simbolizar o desprezo pela voz das minorias no Brasil; passando pelo recente movimento de ocupação das escolas públicas, transformado pelo salvadorenho Crack Rodriguez em mote para uma “queda coletiva” e performática de carteiras escolares; a discursos dos políticos ao povo, apropriado por Luciana Magno na criação de um novo partido político: o Brasil Libertário Anárquico, ou BLA, que tem o BLÁ-BLÁ-BLÁ como palavra de ordem indecifrável. Destacam-se, assim, ações que envolvem questões políticas do Brasil atualíssimas a partir de instalações, performances e obras audiovisuais, resíduos das experiências nas ruas e das pesquisas realizadas pelos três artistas desde setembro.

O resultado da residência, a ser conferido na exposição, não foi o único fruto do projeto, cuja duração total é de três anos. Ao longo dos últimos dois meses, ele tem promovido uma série de workshops e conversas com importantes nomes da arte contemporânea, como Tania Bruguera, Pablo León de la Barra, Roberto Jacoby e Suely Rolnik, de modo a indagar: qual é o papel da arte no mundo de hoje?

logo_arte_ativismo_site_pb_2-390x500

Arte e Ativismo na América Latina, com Crack Rodriguez, Jesus Bubu Negrón Luciana Magno
Abertura: 28 de outubro, das 19h às 23h
Em cartaz até 25 de novembro

Despina
Largo das Artes | Rua Luís de Camões, 2 – Sobrado
Funcionamento: ter – sex, 11h às 19h
T: (21) 3197-6002
info@despina.org



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA