Pinacoteca de São Paulo inaugura exposição sobre Arte Moderna

(São Paulo, SP)

A Pinacoteca de São Paulo inaugurou no último sábado, 22 de outubro, a exposição “Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. Galeria José e Paulina Nemirovsky – Arte moderna”. Reunindo uma seleção de mais de 100 peças dos acervos da Pinacoteca do Estado de São Paulo, da Fundação José e Paulina Nemirovsky e da Coleção Roger Wright, trata-se de uma repaginação da mostra sobre o Modernismo que ficou em cartaz por quatro anos na Estação Pinacoteca e que agora ocupa cinco salas no primeiro andar do edifício da Luz.

arte-moderna

A mostra enfoca importantes momentos do período moderno no Brasil: as inovações formais do primeiro Modernismo (de Tarsila e Lasar Segall), a preocupação com questões sociais que marca a obra de Portinari e Di Cavalcanti, o interesse pelos artistas autodidatas ou treinados fora das academias de arte (como Volpi, Pancetti e José Antonio da Silva), a emergência da abstração lírica e geométrica. Nesta reorganização, a exposição abarca também obras do período Concreto e Neoconcreto, finalizando com uma seleção de peças ligadas às correntes mais líricas do abstracionismo.

“Galeria José e Paulina Nemirovsky – Arte moderna” preenche uma espécie de lacuna até então existente entre as duas outras exposições em cartaz no prédio, “Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo” e “Vanguarda brasileira dos anos 1960 – Coleção Roger Wright”. Com ela, será possível ver a História da Arte no Brasil do período colonial até os anos 1970, percorrendo grande parte do cenário histórico-cultural brasileiro. Para o diretor geral da Pinacoteca, Tadeu Chiarelli, uma oportunidade valiosa para os visitantes: “A Pina trará para o público a possibilidade de encontrar, em um só lugar, o mais amplo e completo panorama da arte brasileira.”

“Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. Galeria José e Paulina Nemirovsky – Arte moderna”
Em cartaz até 26 de agosto de 2019

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 2
Funcionamento: qua – seg, 10h às 17h30
T: (11) 3324-1000



O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA