Fotografia, pintura, colagem e performance, na mostra “Transtemporais”

(Salvador, BA)

A Paulo Darzé Galeria apresenta, entre os dias 21 de outubro e 19 de novembro, “Transtemporais”, exposição coletiva com Caetano Dias, Cássio Vasconcelos, Pedro Varela e Ricardo Van Steen. A curadoria é de Daniela Bousso.

 

 

 

O registro está em livros, diários, cartas, documentos oficiais, relatos e alguns milhares de imagens – mapas, gravuras, telas, álbuns de desenhos, aquarelas -, e se enquadram nas obras que hoje denominamos o Brasil dos Viajantes. É deste acervo, do que se denominam cronistas brasileiros dos séculos XVI a XIX, que quatro artistas contemporâneos, Caetano Dias, Cássio Vasconcellos, Pedro Varela e Ricardo van Steen, sob o título Transtemporais, com curadoria de Daniela Bousso, historiadora, crítica, e curadora de arte contemporânea e novas mídias, realizam exposição na Paulo Darzé Galeria, através de um conjunto de trabalhos em imagens criadas por meio da fotografia que se juntam a diversas técnicas como a pintura, a colagem, o objeto e a performance, com abertura dia 20 de outubro, das 19 às 22 horas, e temporada até 19 de novembro.

Cada vez mais ciente de sua função de apresentar ao público baiano a arte contemporânea, em sua programação, Thais Darzé, galerista e coordenadora da mostra, afirma: “Atenta as suas mais diversas manifestações, não pode passar despercebido nesta mostra na Paulo Darzé Galeria a presença de uma curadoria externa, alterando o perfil formulado em sua trajetória, para com isto ampliar limites seja na seleção, na elaboração e na concepção do conceito gerado a partir da temática e das linguagens, agregando uma nova organização e visibilidade para suas exposições. A presença de Daniela Bousso irá proporcionar no dia 20 de outubro, às 18 horas, uma visita guiada na mostra, e no dia 21 de outubro, às 17 horas, uma mesa redonda com mediação da curadora, a presenças dos artistas, da galerista, e da editora da revista Select, Paulo Alzugaray”.


DANIELA BOUSSO – TRECHO DA APRESENTAÇÃO

A curadora Daniela Bousso, em sua apresentação no livro-catálogo destaca: “A fricção entre tradição e contemporaneidade, explícita neste conjunto de obras da arte brasileira, se expressa via o meio fotográfico e pictórico, em diálogo direto com a pintura e com a literatura do século XIX e do Modernismo no Brasil. À medida que entramos em contato com questões específicas nas obras de cada artista, podemos aferir uma espécie de potência sem trilhos e a percepção de um tempo presente que escorre, do qual não se pode escapar, que promove a tensão entre diferentes temporalidades e abre espaço a universos intangíveis, por meio da linguagem. Caetano Dias, Cássio Vasconcellos, Pedro Varela e Ricardo van Steen partem da fotografia e fazem uso da prerrogativa típica da contemporaneidade, que lhes possibilita acesso e trânsito entre diversos meios. Esta lida com o meio fotográfico é a base comum no modus operandi destes artistas, cujos universos emergem a partir de diversas técnicas como a pintura, a colagem, o objeto e a performance”.

“Transtemporais”, com Caetano Dias, Cássio Vasconcelos, Pedro Varela e Ricardo Van Steen
Curadoria de Daniela Bousso
Abertura: 20 de outubro, das 19h às 22h
Em cartaz até 19 de novembro

Paulo Darzé Galeria
Rua Dr. Chrysippo de Aguiar 8
Corredor da Vitória, Salvador – Bahia
Cep: 40081-310
Tel: +55 (71) 3267-0930
paulodarze@terra.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA