“Empena Cega”, livro sobre a obra de Marcelo Cidade

(São Paulo, SP)

A Galeria Vermelho recebe, nessa quinta-feira, o lançamento de “Empena Cega”, primeiro volume monográfico sobre a obra de Marcelo Cidade, com organização de Kiki Mazzucchelli e edição da Cobogó. Haverá também uma conversa entre Cidade, Mazzucchelli e Renato Cymbalista. Em edição bilíngue, publicação reúne obras dos mais de 10 anos de carreira do artista. Lançamento acontece na reta final de sua exposição na Galeria Vermelho, em São Paulo

O espaço público possibilita as mais variadas manifestações artísticas: instalações, intervenções, pichações, graffitti e outras. Lançado pela Cobogó, Empena Cega, traz um panorama sobre o trabalho de Marcelo Cidade, artista que tem como matéria-prima as nuances das ruas, mais precisamente, da cidade de São Paulo. Editado em versão bilíngue, o livro conta com a organização de Kiki Mazzucchelli, e ensaios de Renato Cymbalista, professor de Urbanização e Urbanismo da FAU-USP, e do escritor e curador, Ricardo Nicolau.

As ideias que estruturam o livro partiram do próprio artista, que, em mais de dez anos de produção, ainda não tinha seu trabalho condensado em uma obra. Segundo Kiki Mazzucchelli, a parceria com Cidade foi estabelecida naturalmente: “Acompanho a produção dele desde o início da década de 2000. Trabalhamos juntos em diversas exposições e já temos essa interlocução de longa data, que aconteceu, inclusive, durante todo o processo de conceitualização e realização do livro; com mais de dois anos de diálogos intensos entre nós e a designer Paula Tinoco”.

O livro mostra os caminhos percorridos pelo artista para a produção de algumas de suas obras. “Marcelo Cidade faz parte de uma geração de artistas que emergiu no circuito com uma vitalidade muito forte. Em seu caso, particularmente, o trabalho começou a partir de uma vivência intensa no ambiente urbano de São Paulo, devido a ligação com grupos de skatistas e pichadores. Mais tarde, seu trabalho se desdobra numa investigação sobre as possibilidades de se fazer arte entre o espaço público da cidade e o espaço privado (ou semi-público) da galeria ou do museu. Esses detalhes não poderiam ficar de fora do livro”, finaliza Kiki.

O lançamento acontece na Galeria Vermelho, no dia 03 de novembro, às 19:30h, na reta final da exposição do artista chamada “Nulo ou Em Branco”. No evento haverá um bate-papo com o artista, Kiki Mazzucchelli, e Renato Cymbalista, a partir de 20h.

Veja algumas imagens de “Nulo ou em Branco”, exposição individual do artista:

Sobre o livro
Título: Empena Cega
Editora: Cobogó
Organizadora: Kiki Mazzucchelli
Autores: Kiki Mazzucchelli, Renato Cymbalista e Ricardo Nicolau
Número de páginas: 176
ISBN: 978 855591 018 0
Encadernação: Brochura
Ano de edição: 2016
Preço de capa: R$ 90,00

Sobre o artista:
Nascido em São Paulo, Marcelo Cidade é artista plástico, cria esculturas e instalações. Seu trabalho tem como foco uma pesquisa sobre a tensão entre o público e o privado, e a observação do comportamento humano a partir dessa ideia. Realizou diversas exposições individuais, como: Somewhere, Elsewhere, Anywhere, Nowhere (2014 – EUA), Marcelo Cidade (2014 – Itália), Quase Nada (2013 – Brasil) entre outras; além de ter participado das coletivas The Poetry In Between: South-South (2015 – África do Sul), Landscape: the virtual, the actual, the possible? (2014 – EUA), e outras. No momento está com a exposição “Nulo ou em Branco”, na Galeia Vermelho, em São Paulo.

Lançamento de “Empena Cega”, com Marcelo Cidade, Kiki Mazzucchelli e Renato Cymbalista
03 de novembro, às 19h30

Galeria Vermelho
Rua Minas Gerais, 350
CEP: 01244-010
Horário de funcionamento: de ter a sex, das 10h às 19h
sáb, das 11h às 17h
T: 55 11 3138.1520
info@galeriavermelho.com.br | verbo@galeriavermelho.com.br | info@tijuana-vermelho.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA