“Derivadores” | Conversa com Luiza Baldan e Jonas Arrabal

(Rio de Janeiro, RJ)

A Automatica – Produtora de Arte Contemporânea convida para o lançamento do livro “Derivadores”, neste sábado, dia 15 de outubro. Os autores Luiza Baldan, finalista do prêmio PIPA 2016, e o Jonas Arrabal estarão presentes e conversarão com o público sobre o livro.

O nome derivadores se origina das boias oceânicas rastreáveis espalhadas pela Baía de Guanabara. Para o projeto artístico, elas foram adaptadas como câmeras de fotografia pinhole pelo fotógrafo Thiago Barros para registrar a Baía. Uma vez por semana, durante quatro meses, Luiza, Jonas e, muitas vezes, o próprio Thiago saíram nos barcos da Prooceano, projeto que trabalha no monitoramento das marés, para colher os registros captados pelas boias. No barco, Luiza e Jonas, além de recolher os registros dos derivadores, criaram novas imagens da Baía e desenvolveram reflexões e textos que integram o projeto editorial. O cartaz que acompanha o livro reproduz alguns dos negativos registrados pelos derivadores.

“Depois de quase um ano derivando pela Baía de Guanabara, eu e Luiza Baldan encerramos um ciclo (e que originou outros que ainda virão) e no dia 15 de outubro convidamos para o lançamento do nosso livro, Derivadores. Projeto foi selecionado em 2015 por edital da Prefeitura do Rio de Janeiro, com edição da AUTOMATICA – Produtora de Arte Contemporânea, super produção de Marisa S Mello, design lux de Giselle Macedo, textos de Ana Luisa Lima, Bruna Cerrone e Simplício Neto, produção da pinhole de Thiago Barros e apoio fantástico do Projeto Grael e Prooceano.”

Jonas Arrabal

Sobre Luiza Baldan, finalista do PIPA 2016:
Artista. Doutoranda em Linguagens Visuais na UFRJ, Mestre pela mesma universidade e Bacharel em Artes Visuais pela Florida International University (2002), com formação complementar na EAV Parque Lage. Desde 2002 participa de diversas exposições individuais e coletivas, tanto no Brasil como no exterior, além de ter recebido prêmios como a Bolsa/residência no CRAC Valparaiso (Rumos Artes Visuais Itaú Cultural 2011-2013), XI Prêmio Marc Ferrez de Fotografia (Funarte) e Brown & Marion Whatley Scholarship. Em 2016 é finalista do Prêmio Pipa e publica o livro “Derivadores”, com o artista Jonas Arrabal, a partir de uma pesquisa desenvolvida na Baía de Guanabara.

Lançamento do livro “Derivadores”, com os autores Luiza Baldan e Jonas Arrabal
15 de outubro, às 16h

AUTOMATICA – Produtora de Arte Contemporânea
Rua Gal. Dionísio, 53 – Humaitá
22271-050 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
T +55 21 3283.1558
contato@automatica.art.br



Copyright © Instituto PIPA