“Por aqui tudo é novo…”, coletiva reflete sobre o acervo de Inhotim

(Brumadinho, MG)

O Inhotim inaugurou, no dia 08 de setembro, a exposição temporária, “Por aqui tudo é novo…”. A mostra é exibida na Galera Mata e na Galeria Lago, com obras de artistas como Pablo Accineli, Erika Verzutti, Sara Ramo, José Damasceno e Laura Lima.


Tomando os dez anos do Instituto como momento simbólico de reflexão sobre a trajetória da instituição, assim como a pluralidade de sua coleção, “Por aqui é tudo novo” articula trabalhos de diferentes momentos na cronologia do Inhotim, criando novas leituras sobre o acervo.
O nome da exposição surge a partir do relato do viajante James W. Weels, que, no final do século 19, passou por Brumadinho e se surpreendeu com a região. Ao refletir sobre a história da instituição e suas projeções para o futuro, a exposição coloca em evidência produções de artistas mais jovens da Coleção Inhotim, como Pablo Accineli, Erika Verzutti ou Sara Ramo, ao mesmo tempo em que as relaciona com nomes consagrados, a exemplo de Di Cavalcanti, Victor Grippo ou Artur Barrio, criando diálogos entre obras de diferentes épocas.
A mostra também busca conexões a partir de linguagens artísticas mais recentes, que as instituições culturais têm integrado em suas coleções, como é o caso da performance. Nesse sentido, integra a exposição o trabalho Marra (1996), de Laura Lima. “Por aqui é tudo novo” procura lançar as bases para pensar o futuro do Inhotim, revelando associações inéditas em seu extenso acervo de aproximadamente 1.300 obras de arte.
Já na Galeria Praça, a exposição “amor lugar comum”, inaugurada em 2013 com trabalhos de Luiz Zerbini, passa a exibir mais uma obra do artista: Natureza Espiritual da Realidade III (2015).

“Por aqui tudo é novo…”, coletiva com Pablo Accineli, Erika Verzutti, Sara Ramo, José Damasceno e Laura Lima.
Abertura: 08 de setembro de 9h30 às 16h30

Local: Galerias Mata e Lago

Inhotim
Rua B, 20, Brumadinho
MG, Brasil, CEP: 35460-000
Funcionamento: Terça a sexta-feira de 9h30 às 16h30*
Sábado, domingo e feriado de 9h30 às 17h30
T:+ 55 31 3571-9700
comunicacao@museudeartedorio.org.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA