“Status: Museu” | Assista ao vídeo sobre o tema

O PIPA conversou com a pesquisadora e socióloga da arte, Ana Leticia Fialho, com o artista Bruno Moreschi que está na Finlândia pesquisando museus históricos europeus para tese de doutorado e com o jornalista e consultor de comunicação para museus, Luis Marcelo Mendes sobre os museus do Brasil e do mundo, a relação com o público e as estratégias para encher as salas expositivas.

Ana Letícia Fialho destaca o aumento da visibilidade das artes visuais e contemporânea nos últimos anos e acredita que para que atrair público para museus é necessário repensar horários de abertura, criar programas noturnos e espaços de descansos. Luis Marcelo Mendes diz que as pessoas tem interesse em experiências culturais, é necessário que o museu entenda essa demanda e ofereça um ambiente propício para que essa interação aconteça. Bruno Moreschi acredita que a visita ao museu é bem mais ampla do que apenas ir ao local. Ele fala da sua preocupação sobre a experiência das pessoas nos museus, atentando para a necessidade de se pensar o que é o sistema museu, o que é uma obra de arte e ter um senso crítico para fazer essa análise.

Assista ao vídeo:



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA