PIPA participa do evento “Camden Sentido” com curadoria em mostra de vídeos online

(Londres, Reino Unido)

Para coincidir com os Jogos Para/Olímpicos de 2016 e o São Paulo Arte Bienal, este ano Camden irá destacar todas as coisas do Brasil em seu Programa Anual de Artes.

Camden Sentido é sobre nossos sentidos e a nossa forma de experimentar o ambiente. Ele vai unir o espírito do Brasil com o espírito de Camden através dos sons, cheiros, gostos, visões e sentimentos que os conectam.

Camden Market será a casa de um programa central que inclui performances, shows, palestras, exposições e workshops de parceiros, incluindo Central Saint Martins, Wembley ao Soweto Foundation, Mais Um Disco, Paredes em Paredes, Argent e Camden Tour Guides. Camden Sentido também irá produzir projetos em parceria com Roundhouse, Latitude, PIPA e a Frieze de Londres.

Com o lançamento marcado para a próxima sexta-feira 10 de junho, o Borough of Camden apresenta um programa de 2 dias com foco na arte contemporânea brasileira. Reunindo um grupo de artistas que vêm constantemente trabalhando internacionalmente na última década, assim como especialistas que trabalham pelos campos de coleta, curadoria, publicações, pesquisa e institucional, o evento vai oferecer uma visão geral da trajetória da arte brasileira.

Os artistas Alexandre da Cunha, Matheus Rocha Pitta e Carla Zaccagnini vão participar da mesa redonda na sexta-feira, 9 de junho. Na sexta-feira dia 10, os participantes incluem Kiki Mazzucchelli (curadora), Alessio Antoniolli (Diretor da Gasworks), Catherine Petitgas (colecionadora e editora), Isobel Whitelegg (Curadora de pesquisas da Tate Liverpool e Professora na Universidade de Leicester) e Maria Espirito Santo (Coordenadora do PIPA Prize), que vai falar sobre o Prêmio e sobre a colaboração do PIPA com o projeto Camden Sentido com curadoria de uma mostra de vídeos online.

credit Flora Parrot e Gustavo Ferro

Curador do Instituto PIPA, Luiz Camillo Osorio é curador de uma mostra de vídeos online com o tema “Brasil, um país, muitos mundos”, e fez a seleção de 10 vídeos de artistas para serem exibidos online, exclusivamente para o nosso site, como parte do programa Camden Sentido em todos os meses de junho a outubro. Os artistas foram escolhidos entre os participantes no Prêmio PIPA 2010-2016.

Introdução de Luiz Camillo Osorio
“Ser um país continental onde coabitam megalópoles como São Paulo e florestas como a amazônica, misturar religiões e etnias, fundir cozinhas e peles, fazer conviver, aos trancos e barrancos, ameríndios e japoneses, negros, pardos e brancos, ser simultaneamente pós-tudo e medieval, faz do Brasil um caldeirão de mundos. Em um momento crítico, no qual o abismo cresceu, cabe aos artistas ser uma voz de atrito e resistência. Um pouco disso aparecerá nessa seleção de artistas, onde todas as geografias se fazem presente e as muitas sensibilidades entram em combustão. Para ganharmos alguma objetividade na determinação das duplas – mantendo a questão de um país, vários mundos e a composição diversidade/adversidade – selecionamos quatro referências conceituais que irão balizar o diálogo entre as duplas. 1: pós-colonialidade e altermodernidade; 2 – religião e política; 3 – tropicalismo e gênero; 4 – conflitos sociais em uma sociedade fraturada.” Luiz Camillo Osorio (Curador do Instituto PIPA, ex curador chefe do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e diretor do departamento de Filosofia da PUC-Rio).

O programa estará disponível no site do Pipa Prize nas seguintes datas:

10 de junhoLuiza Baldan “Hexa”, e Daniel Beerstecher, “Mas Continua a vida….”.

8 de julhoAyrson Heráclito, “Buruburu” e Tatiana Blass “Metade da Fala no Chão – piano”.

12 de agostoArthur Scovino, “Recanto dos Aflitos” e Alexandre Vogler “Base para unhas fracas”.

9 de setembroLuiz Roque “Modern” e Virginia de Medeiros “Sergio e Simone”.

14 de outubroVijai Patchineelam “Akinesia” e Ronald Duarte “Fogo cruzado”.

Debate com moderação de Kiki Mazzucchelli
Quinta, 9 de junho, 2016 às 13h
Sexta, 10 de junho, 2016 às 17h
Camden Market – 54 – 56 Camden Lock Place, Londres, NW1 8AF

Para mais detalhes e eventos da Camden Sentido.



O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA