Mauro Piva exibe um conjunto inédito de meticulosas pinturas sobre papel em nova mostra

(São Paulo, SP)

A Galeria Leme apresenta, entre os dias 16 de junho a 20 de agosto, a segunda exposição individual de Mauro Piva.

mp8-433x570

Esta nova série de trabalhos dá continuidade à sua longa reflexão sobre a importância dos elementos banais que fazem parte do processo de construção da obra. Em séries anteriores o artista apresenta, como obra final, composições que simulam a presença de restos de fitas-crepe ou papéis rasgados sobre a tela, como se a obra ainda estivesse em processo e fosse exibida inacabada. Porém todos estes elementos são pintados de forma realista, criando uma ilusão para o espectador.

Para esta exposição, Piva reitera a importância do processo que é invisível ao público. Inspirado pelos pouco conhecidos testes de cores de Henri Matisse, expostos em sua exposição de “cut-outs” no MoMA, o artista elege os inúmeros pedaços de papel que os pintores usam para testar as cores, recriando-os com aquarela, tinta acrílica, guache, e outros, e também lhes conferindo uma tridimensionalidade a partir de incisões na própria folha de papel que conferem um inusitado volume à composição.

Para além de copiar os seus próprios testes, acumulados no seu atelier ao longo dos anos, o artista também se apropria de testes de cores de nomes consagrados da história da arte, reproduzindo-os na perfeição e mostrando a busca pelas cores desejadas de artistas como Caspar David Friedrich, Elizabeth Peyton, Ellsworth Kelly, Josef Albers, William Turner, tal como da sua primeira inspiração, Henri Matisse.

Com este corpo de trabalho, Mauro Piva constrói uma exposição que é um autorretrato muito pessoal do seu quotidiano e pesquisa artística, simultaneamente instigando uma observação e raciocínio atentos do espectador. Através do seu trabalho propõe também um questionamento acerca dos conceitos de originalidade, autoria e valor, tal como da valorização romântica do gesto e gênio criador.

A exposição será acompanhada por um texto de Julia Lima, curadora assistente do Instituto Tomie Ohtake, que desenvolverá uma reflexão sobre o trabalho de Piva.

Veja algumas obras do artista presentes na exposição:

Exposição individual de Mauro Piva
Abertura: 16 de junho
Em cartaz até 20 de agosto

Galeria Leme
Funcionamento: Terça a Sexta: das 10h às 19h | Sábado: das 10h às 17h
Av. Valdemar Ferreira, 130 | São Paulo – SP / Brasil
T: +55 11 3093.8184
info@galerialeme.com



Copyright © Instituto PIPA