Ícaro Lira exibe vídeos em atividade integrada à exposição “Agora somos mais de mil”, com curadoria de Marta Mestre

(Rio de Janeiro, RJ)

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage promove conversa e debate seguida de exibição de vídeos do artista Ícaro Lira. Esta atividade está integrada à exposição Curador Visitante, “Agora somos mais de mil”, com curadoria de Marta Mestre. O evento irá acontecer na próxima sexta-feira, 17 de junho, das 18h às 21h.

“Frente de Trabalho”, pretende investigar comparativamente dois processos de transformação urbana nas cidades brasileiras desde a sua formação até ao século 21. Para isso, elegi a cidade do Rio de Janeiro e alguns fatos históricos com semelhanças estruturais: o processo de reforma urbanística também conhecido como “bota- abaixo”, iniciado em 1902 pelo Prefeito Pereira Passos no Centro do Rio de Janeiro; e o projeto “Porto Maravilha”, agora em curso, de “revitalização” da região portuária proposto pelos atuais representantes governamentais. Fruto de um articulação entre Estado e empresariado, o “Porto Maravilha” tem o intuito de requalificar a mencionada região até 2016, aquando da abertura das Olimpíadas na cidade. Na realidade, os dois marcos históricos aqui mencionados, sob a gestão, respectivamente, de Pereira Passos e Eduardo Paes, funcionam como balizas temporais de um arco histórico formado por inúmeros processos semelhantes, (por ex: “Favela Bairro”, durante a Prefeitura do Cesar Maia, anos 90; e o “Projeto Mutirão”, proposto no Governo Leonel Brizola, anos 80).

Em comum, estas reformas propõem mudanças que nos permitem investigar o fosso entre desenvolvimento e transformação, Dentre as diversas e drásticas alterações na geografia da cidade do Rio de Janeiro realizadas por ocasião do processo de reforma urbanística “bota abaixo” de Pereira Passos, destaco a construção da Av. Rio Branco e a destruição do Morro do Castelo e dos Cortiços da Região Central, um dos motivos da Revolta da Vacina em 1904.

“Frente de Trabalho”
Sexta-feira, 17 de junho, das 18h as 21h
Local: Sala de Desenho

Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414 | Rio de Janeiro, RJ
T: +55 21 32571800
eav@eavparquelage.rj.gov.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA