Em cartaz | “many-splendoured thing” dialoga com a coleção da galeria e um artigo sobre um jovem estudante brasileiro

(Londres, Reino Unido)

The Portico Library apresenta, do dia 1 a 29 de junho, a exposição individual “many-splendoured thing” do artista Gê Orthof.

tgCoTVE07X_276748

Em junho deste ano, na preparação para os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, o artista contemporâneo brasileiro Gê Orthof é residente na espaço de galeria gratuito do Portico, interagindo com os visitantes e criando obras que respondem à coleção. Gê é um dos vencedores do Prêmio Marcantônio Vilaça CNI Sesi Senai. Ele lida com as condições sociais, história e processos narrativos, e “lugares no chão, entre o desejo e o evento, estórias e histórias – entre as imagens que projetamos no céu e o que nos acontece na terra” (Simone Osthof, Penn State University).

Encantado com o poder dos livros para desbloquear novos mundos de potencial, Gê construiu um espaço para que visões tomarem forma e viagens comecem. Seus dioramas em miniatura nos convidam para entrar e conhecê-los, e nos fazem sentir como personagens companheiros nestas estranhas e intrigantes histórias, todas unidas nas as páginas de sua “biblioteca de rua”. Com materiais humildes e sonhos de mágica, Gê transformou o espaço da galeria em uma instalação temporária extraordinária, cujas paredes de papelão nos fazem lembrar de ambos os abrigos de moradores de rua e refugiados, e os materiais dos quais nossos livros são feitos.

Inspirado pela história de Thompson Vitor, um menino brasileiro, cuja mãe recuperava livros antigos de aterros, para que assim seu filho pudesse estudar e passar para a faculdade, o projeto de Gê utiliza livros descartados e doados e uma série de alusões a outras histórias “Thompsons” da coleção da biblioteca e em outros lugares.

Veja algumas as obras expostas na mostra:

“many-splendoured thing”, individual de Gê Orthof Curadoria de Raphael Fonseca
Abertura: 1 de junho
Em cartaz até 29 de junho

The Portico Library
57 Mosley Street | Manchester, Londres – Reino Unido
Funcionamento: Segunda e sexta de 9:30 às 16:30h | Terça a quinta de 9:30h às 17:30h | Sábado: 11h às 17:30
T: 0161 236 6785
exhibitions@theportico.org.uk



Copyright © Instituto PIPA