Lenora de Barros participa da coletiva “Artéria 40 anos”

(São Paulo, SP)

A CAIXA Cultural São Paulo apresente, entre os dias 14 de maio e 17 de julho, a coletiva “Artéria 40 anos” com Lenora de Barros. A exposição reúne mais de 60 obras de importantes artistas que já passaram pela publicação independente de poesia experimental Artéria desde os anos 1970.

tumblr_o43dasOTdU1tdzokwo4_540

A CAIXA Cultural São Paulo inaugura, no dia 14 de maio de 2016, sábado, às 11 horas, a coletiva “Artéria 40 anos”, que reúne mais de 60 obras, entre serigrafias, adesivos, objetos, vídeos, áudios e plataforma digital interativa, além das 10 edições originais da revista Artéria. A curadoria é dos poetas, editores e colecionadores Omar Khouri e Paulo Miranda, que encabeçaram a publicação em suas quatro décadas de existência. A exposição segue até o dia 17 de julho com entrada gratuita e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

A exposição traz importante produção da chamada poesia intersemiótica (mais conhecida como poesia visual), com trabalhos publicados de Julio Plaza, Augusto de Campos, Décio Pignatari, Regina Silveira, Tadeu Jungle, Arnaldo Antunes e Lenora de Barros, entre outros.
“Além de trazermos os poemas, alguns verdadeiros clássicos da poesia intersemiótica, a exposição exibe originais, protótipos, objetos e primeiras edições da revista. Também estamos adaptando e retrabalhando algumas obras como a do Julio Plaza, que foi ampliada e agora ganha um novo formato especialmente para a mostra”, adianta Paulo Miranda.

“Artéria” é uma publicação independente de poesia experimental, que teve seu primeiro número lançado em 1975. Ainda em atividade, e com dez edições já publicadas, a revista sempre adotou o formato de antologia, trazendo poemas de diversos criadores, sempre preocupados com as visualidades de suas obras e as técnicas que as possibilitam, transitando entre variados códigos e linguagens.

Por isso, a exposição, semelhante às revistas, explora diversos formatos e suportes. Um dos principais destaques é a plataforma interativa, trazendo a totalidade das revistas publicadas, além poemas programados para serem manipulados pelo público por meio de uma tela sensível ao toque (touch screen).

Na ocasião da abertura, no dia 14 de maio, às 11 horas, acontece o lançamento do catálogo da mostra e visita-guiada com os curadotes Omar Khouri e Paulo Miranda, acompanhados do poeta Júlio Mendonça. No dia 18 de junho, sábado, das 10 às 14 horas, o poeta Gastão Debreix promove uma oficina gratuita de poesia visual para 30 participantes. Inscrições pelo email: oficina@espacoliquido.com.br. Neste mesmo dia 18 de junho, o poeta Lúcio Agra realiza performance durante o lançamento da aguardada revista Artéria 11. A mostra “Artéria 40 anos” esteve em cartaz de outubro a dezembro de 2015 no Rio de Janeiro e agora chega a São Paulo.

“Artéria 40 anos”, coletiva com Lenora de Barros
Abertura: 14 de maio, às 11 horas
Em cartaz até 17 de julho
Entrada franca

CAIXA Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 – Centro – Metrô Sé | São Paulo, SP
Funcionamento: terça a domingo, das 9 às 19h
T: +55 11 3321-4400
caixacultural.sp@caixa.gov.br



Copyright © Instituto PIPA