Bienal de São Paulo anuncia seleção final de artistas confirmados para a 32ª edição

A 32ª Bienal de São Paulo, com curadoria de Jochen Volz e cocuradoria de Gabi Ngcobo, Júlia Rebouças, Lars Bang Larsen e Sofía Olascoaga, acontecerá entre 10 de setembro e 12 de dezembro de 2016 sob o título “Incerteza viva”. Na seleção final de participantes, os artistas Ana Mazzei, Jonathas de Andrade e Luiz Roque passam a integrar a lista de selecionados, além de outros artistas já anunciados em dezembro de 2015 como Bárbara Wagner, Cristiano Lenhardt (finalista do PIPA 2015), Erika Verzutti, Jorge Menna Barreto, Lais Myrrha, OPAVIVARÁ! e Vivian Caccuri.

FBSP_23326_32bsp-cartaz_agua-viva-1000px

A 32ª Bienal de São Paulo – “Incerteza viva” pretende explorar formas de viver com o desconhecido em diversos tópicos como ecologias, cosmologias de inícios e fins, extinção, saberes coletivos, mitos evolutivos, práticas vivas. A exposição, em vez de ser dividida em seções, irá tecer esses temas como um conjunto articulado. Um trabalho de arte, mais que um objeto ou manifestação no tempo e espaço, representa uma visão de mundo que pode oferecer a todos novas ferramentas e estratégias alternativas para uma vida de incerteza.

Serão enfatizados trabalhos novos e vários projetos serão produzidos in situ, alguns deles coletivamente. Desenhos para uma sociedade diferente e formas alternativas de estar no mundo irão emergir em trabalhos usando mídias diversas. A proximidade dos processos de produção irá resultar numa exposição que permanece mais perto dos locais de criação e educação.

Na última quarta-feira, dia 4 de maio, foi divulgada a lista completa de artistas e coletivos selecionados para a 32ª Bienal de São Paulo. Com 81 participantes de 33 países, grande parte deles nasceu após os anos 70. A seleção final se destaca por ter uma grande presença de mulheres, que somam mais da metade dos artistas convidados, e de “projetos comissionados, produzidos para o contexto da exposição”.

Lista completa de artistas confirmados: Alia Farid,Alicia Barney,Ana Mazzei,Anawana Haloba,Antonio Malta Campos,Bené Fonteles,Bárbara Wagner,Carla Filipe,Carlos Motta,Carolina Caycedo,Cecilia Bengolea,Charlotte Johannesson,Cristiano Lenhardt,Dalton Paula,Dineo Seshee Bopape,Donna Kukama,Ebony G. Patterson,Eduardo Navarro,Em’kal Eyongakpa,Erika Verzutti,Felipe Mujica,Francis Alÿs,Frans Krajcberg,Gabriel Abrantes,Gilvan Samico,Grada Kilomba,Güneş Terkol,Heather Phillipson,Helen Sebidi,Henrik Olesen,Hito Steyerl,Iza Tarasewicz,Jeremy Deller,Jonathas de Andrade,Jordan Belson,Jorge Menna Barreto,José Antonio Suárez Londoño,José Bento,Kathy Barry,Katia Sepúlveda,Koo Jeong A,Lais Myrrha,Leon Hirszman,Lourdes Castro,Luiz Roque,Luke Willis Thompson,Lyle Ashton Harris,Maria Thereza Alves,Mariana Castillo Deball,Maryam Jafri,Michael Linares,Michal Helfman,Misheck Masamvu,Naufus Ramírez Figueroa,Nomeda & Gediminas Urbonas,OPAVIVARÁ!,Oficina de imaginação política,Park McArthur,Paulo Tavares,Pia Lindman,Pierre Huyghe,Pilar Quinteros,Priscila Fernandes,Rachel Rose,Rayyane Tabet,Rikke Luther,Rita Ponce de León,Rosa Barba,Ruth Ewan,Sandra Kranich,Sonia Andrade,Susan Jacobs,Till Mycha,Tracey Rose,Ursula Biemann,Vivian Caccuri,Víctor Grippo,Vídeo nas Aldeias,Wilma Martins e William Pope.L,Wlademir Dias Pino,Xabier Salaberria.,Öyvind Fahlström.

32ª Bienal de São Paulo – Incerteza viva
10 de setembro a 11 de dezembro de 2016
Curadoria de Jochen Volz
Cocuradoria de Gabi Ngcobo, Júlia Rebouças, Lars Bang Larsen e Sofía Olascoaga



O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA