Filme de Yuri Firmeza e Frederico Benevides é selecionado para o 62º Festival Internacional de Curtas-Metragens de Oberhausen

(Oberhausen, Alemanha)

O curta-metragem “Entretempos” do artista Yuri Firmeza em parceria com Frederico Benevides foi selecionado para o 62º Festival Internacional de Curtas-Metragens de Oberhausen, na Alemanha. O filme também participou da Semana dos Realizadores em 2015 e levou o prêmio de Menção honrosa do Júri Oficial.

Sinopse: “Um canto que evoca. Uma cidade que desmorona. Um prédio que se ergue. Um povo que embranquece. Uma família que convulsiona. Um silêncio que corta.”

Produção Executiva: Frederico Benevides e Yuri Firmeza
Produção: Frederico Benevides e Yuri Firmeza
Roteiro: Frederico Benevides e Yuri Firmeza
Fotografia: Frederico Benevides e Yuri Firmeza
Montagem: Frederico Benevides e Yuri Firmeza
Som: Captação Danilo Carvalho/Mixagem Érico Paiva
Edição de som: Frederico Benevides e Yuri Firmeza

Yuri Firmeza é prof. do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará. Mestre em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – financiado por bolsa de pesquisa FAPESP. Realizou exposições em diversas cidades do Brasil e do exterior, dentre elas: 31ª Bienal de São Paulo, Through the surface of the pages – Boston/EUA; Amor e Ódio à Lygia Clark, Zacheta National Gallery of Art, Varsóvia, Poland; Turvações Estratigráficas, Museu de Arte do Rio; 33º Panorama da Arte Brasileira – MAM – SP;. Participou do programa Rumos Itaú Cultural, da residência Arte In Loco, em Buenos Aires, da Bolsa Pampulha e do prêmio Marcantonio Vilaça. Foi curador – em parceria com Beatriz Lemos – do Encontro Sul-Americano Inventando o Lugar e do Ciclo de Conferência Internacional A Imagem-pensamento de Letícia Parente – em parceria com André Parente e Solon Ribeiro – ambos os eventos ocorreram no CCBNB – Fortaleza/CE.

Frederico Benevides Nascido em Fortaleza, vive atualmente no Rio de Janeiro. Mestre em Estudos de Cinema e Audiovisual pela UFF (Universidade Federal Fluminense), formado em audiovisual na Escola de Audiovisual de Fortaleza – Vila das Artes, graduado em Comunicação Social, pela UFC (Universidade Federal do Ceará). Um dos fundadores do coletivo Alumbramento, do qual fez parte até 2012. Atua em diversas áreas da produção audiovisual, com foco em montagem e finalização. O interesse por montagem vai além do cinema, passando por uma pesquisa teórica de como as imagens são agenciadas. Nesse sentido, atua como curador de mostras e eventos de arte, e como formador em projetos de cinema e educação – pensando o potencial político e disruptivo das imagens.

“Entretempos”, curta-metragem do artista Yuri Firmeza em parceria com Frederico Benevides
Programação: De 5 a 10 de maio

62º Festival Internacional de Curtas-Metragens de Oberhausen
T: +49 (0)208 825-2652 | +49 (0)208 825-5413
info@kurzfilmtage.de



O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA