Em cartaz | Coletiva itinerante com os vencedores do Prêmio Marcantonio Vilaça chega ao Rio de Janeiro

(Rio de Janeiro, RJ)

O Museu Histórico Nacional recebe até 12 de junho a exposição itinerante com obras dos artistas vencedores da Mostra do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas. A mostra é composta por vídeos, fotografias, desenhos, instalações e objetos dos artistas Berna Reale, Gê Orthof, Grupo EmpreZa, Nicolás Robbio e Virgínia de Medeiros.

head

O curador do Prêmio, Marcus Lontra, acredita que o visitante vai se surpreender com as obras. “Tem muita provocação nesses trabalhos. Porque arte contemporânea é isso. São obras que exigem um diálogo e com isso cada um vai descobrir qual a mensagem, seja de uma maneira poética ou até mesmo óbvia. A reação de cada espectador é o que completa a obra”, diz.

O Museu Histórico Nacional também vai abrigar exposição organizada por Raphael Fonseca, um dos dois curadores vencedores do prêmio. O projeto, intitulado “Quando o tempo aperta”, terá trabalhos dos artistas: Adriano Costa, Ana Maria Tavares, André Komatsu e Marcelo Cidade, Gabriela Mureb, Hélio Oiticica, Lais Myrrha, Leandra Espírito Santo, Lucio Costa, Pierre Verger, Raquel Stolf, Rochelle Costi e Sara Não Tem Nome.

Ainda como parte da 5ª edição do prêmio, o projeto Arte Indústria apresenta uma mostra da artista Amelia Toledo, com trabalhos que constroem o diálogo entre produtos manufaturados e materiais extraídos da natureza.

Veja algumas obras dos artistas vencedores:

Mostra do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas
Curadoria de Marcus Lontra
Abertura: 20 de abril
Em cartaz até 12 de junho
Entrada gratuita

Museu Histórico Nacional
Praça Marechal Âncora, s/nº | Próximo à Praça XV | Centro – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
Funcionamento: Terça a sexta feira, das 10h às 17h30 | Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.
T: +55 21 3299 0324
mhn.comunicacao@museus.gov.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA