Assista às entrevistas com os artistas indicados ao PIPA 2016

Anualmente os artistas que participam do PIPA são convidados a gravar uma entrevista em vídeo com exclusividade para o Prêmio. Com elas conhecemos melhores os artistas, suas carreiras, idéias e motivações. As entrevistas são produzidas pela Matrioska Filmes. Esta semana divulgamos duas novas entrevistas, com Mariannita Luzzati e  Marina Camargo

Mariannita Luzzati

Em sua produção mais recente de pinturas e desenhos Mariannita Luzzati parte sempre de seu interesse pela paisagem ou pela forma elementar que vem associada a ela: idílica e contemplativa. Não há registros do progresso, não há construções ou interferências do homem nas cenas. O que pode ser observado no campo pictórico são formas montanhosas e silhuetas humanas, que bem poderiam ser montanhas em formato humano. Mariannita retira todas as informações da cena urbana e devolve à paisagem seu sentido contemplativo.

A artista também conta sobre o projeto “Cinemúsica”, feito em parceria com seu marido, o pianista Marcelo Bratke. O projeto consiste num concerto de música clássica e um filme cenário com o objetivo de levar música erudita e a natureza para dentro de dez penitenciárias no estado de São Paulo. O “Cinemúsica” passou por diversos teatros e museus e já pode ser visto em documentário feito por Luzzati.

Assista ao vídeo:

Acesse a página de Mariannita Luzzati para conhecer mais sobre sua obra, ver outros vídeos e imagens de trabalhos.

Marina Camargo

Sua formação se dividiu entre Porto Alegre, RS (onde realizou graduação e mestrado em Artes Visuais no Instituto de Artes – UFGRS), Barcelona (Universitat de Barcelona, Espanha) e Munique (ADBK München, Alemanha).

Marina Camargo fala em entrevista exclusiva ao Pipa sobre a origem da noção de deslocamento em sua vida e como isso mudou o modo de se relacionar com lugares: “Não que eu não tivesse raiz em lugar nenhum, ao contrário, acho que eu tinha raízes em vários lugares”, explica Camargo.

Assista ao vídeo:

Acesse a página de Marina Camargo para conhecer mais sobre sua obra, ver outros vídeos e imagens de trabalhos.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA