Alice Miceli e Marcelo Cidade participam de coletiva “Basta!” em Nova York

(Nova York, EUA)

A galeria Anya and Andrew Shiva em Nova York apresenta, entre os dias 5 de maio e 15 de julho, a coletiva “Basta!”, com Alice Miceli e Marcelo Cidade. A exposição pretende mostrar os mecanismos existentes de injustiça, violência e desigualdade, os artistas latino-americanos em Basta! trazem suas próprias experiências e reações a diversas formas de crime, brutalidade e exploração.

marcelo+1

Na série fotográfica “In Depth (landmines) – Colombian series”, de Alice Miceli, inclui, em sua estrutura, o lugar excluído. Ela é tanto a ação de atravessar o campo minado quanto o resultado visual dessa sequência de pontos de vista; respectivamente, é tanto a proposta de um movimento performático, do meu corpo fora do quadro, quanto uma investigação sobre o que penetrar esses espaços significa para a imagem. Cada fotografia denota um passo à frente na profundidade física do campo, um movimento que por sua vez é traduzido na própria perspectiva da imagem, criando uma narrativa visual para que se possa experimentar esta caminhada – a topografia efetiva de um terreno onde espaço, posicionamento e movimento estão inter-relacionados, embutidos nas imagens.

Na série “A___________ social”, de 2015, Marcelo Cidade apresenta imagens colecionadas a partir da internet em que figuram tentativas de invasão a domicílios. Nas imagens, salteadores inábeis aparecem presos em elementos arquitetônicos como janelas, chaminés e grades. Junto a cada imagem serigrafada, Cidade acrescenta aforismos retirados do texto “Arquitectura social, três olhares críticos”, de Luís Santiago Baptista, Joaquim Moreno e Fredy Massad, aonde os autores articulam aspetos essenciais das relações e implicações da arquitetura social num mundo em crise e conflito. Cidade, finalmente, r tira o termo “Arquitetura Social” de cada axioma, deixando em seu lugar uma linha, como que a ser preenchida pelo observador.

“Basta!”, coletiva com Alice Miceli e Marcelo Cidade
Curadoria de Claudia Calirman e Isabela Villanueva
Abertura: 5 de maio
Em cartaz até 15 de julho
Entrada franca

Galeria Anya and Andrew ShivaWest 59th Street at 11th Avenue, New York, NY
Funcionamento: De segunda a sexta, de 13h às 17h
T: 212-237-1439
gallery@jjay.cuny.edu



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA