Em cartaz | Rodrigo Braga mergulha na natureza inóspita na mostra “Agricultura da Imagem”

(Rio de Janeiro, RJ)

A Galeria do Banco Nacional do Desenvolvimento, apresenta até o dia 15 de abril, a individual “Agricultura da Imagem”, de Rodrigo Braga. A mostra tem a curadoria de Daniel Rangel.

Rodrigo_Braga_5

Trabalhando com a linguagem da fotografia, Rodrigo Braga se vê um “agricultor”. O conceito, cunhado pelo artista canadense Jeff Wall, define o fotógrafo que cuidadosamente constrói a imagem antes de registrá-la. Um processo de trabalho constantemente realizado por Rodrigo, que mergulha na natureza mais inóspita em busca de cenários e elementos para compor fotos e realizar vídeos.

Rodrigo nasceu no Amazonas, mudou-se para Pernambuco ainda pequeno e hoje vive no Rio de Janeiro. A mostra “Agricultura da Imagem”, idealizada pelo ICCo – Instituto de Cultura Contemporânea – e apresentada pelo Espaço Cultural BNDES, de curadoria de Daniel Rangel, mostra o trabalho do artista em deslocamento por estes três estados nos últimos quatro anos, imerso em diferentes biomas e culturas.

O fotógrafo explorou o Rio Negro, o litoral de Pernambuco e os cursos d’água da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro. Trabalhando com o conceito de mimesis na composição das fotos, ele mistura elementos naturais e mostra como se complementam e se assemelham. “Um peixe pode se transformar numa folha, assim como uma folha pode se parecer com um peixe”, diz.

Entre fotografias, vídeos e objetos encontrados nas investigações de campo, a exposição também inclui desenhos de infância e croquis do artista, reproduzindo seu gabinete de trabalho.

“Agricultura da Imagem”, individual de Rodrigo Braga
Curadoria de Daniel Rangel
Abertura: 9 de março
Em cartaz até 15 de abril

Banco Nacional do Desenvolvimento
Avenida República do Chile, 100
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h
t: 0800 7026337



O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA