Em cartaz | 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul

(São Paulo, SP)

A 19ª edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil acontece na capital paulista até dezembro apresentando trabalhos de artistas como Armando Queiroz, Beto Shwafaty, Clara Ianni, Cristiano Lenhardt, Débora Bolsoni, João Castilho, Leticia Ramos, Luciana Magno, Paulo Nazareth, Paulo Nimer Pjota, Rafael RG, Rodolpho Parigi/Fancy Violence, Rodrigo Matheus, Runo Lagomarsino e Waléria Américo.

O Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil se consolidou ao longo dos anos como uma plataforma diversificada e múltipla voltada para a difusão, o fomento e a reflexão em torno da produção artística do Sul global, que compreende América Latina, Caribe, África, Oriente Médio, Oceania e alguns países da Europa e da Ásia. Mudanças geopolíticas significativas vêm acontecendo, redimensionando intensamente as noções de Norte e Sul. Mesmo assim, é possível identificar a necessidade de atuar em prol de um campo artístico e cultural de regiões que ainda precisam inventar novas formas de circulação e visibilidade.

Em sua 19ª edição, o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil radicaliza sua proposta e transforma “Panoramas do Sul” no corpo central de toda a sua programação. O Sul global e suas múltiplas questões – que dizem respeito a diásporas, identidades híbridas, trânsito migratório e viagens, narrativas pessoais, memórias, isolamento, tecido social e insularidade – foram inspirações e parâmetros da Comissão Curadora para a seleção de obras e projetos, passando a direcionar também os eixos curatoriais de todas as exposições, programas públicos e publicações do Festival.

Ao todo, 62 artistas e grupos de 27 países participam das três exposições do “19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul”, cinco deles como artistas convidados e 57 selecionados por meio de duas convocatórias públicas (uma de obras e outra de projetos comissionados pelo Festival, novidade desta edição). As exposições dos artistas convidados e selecionados pelo edital de obras acontecem no Sesc Pompeia, principal sede das últimas edições do Festival. Já o Galpão VB, novo espaço da Associação Cultural Videobrasil, recebe a exposição de projetos comissionados. Além dessas mostras, a programação do Festival é composta por programas de filmes, performances, cerimônia de premiação, atividades dos programas públicos (encontros e conversas, seminários e oficinas), ações educativas e lançamento de publicações.

19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul, com Armando Queiroz, Beto Shwafaty, Clara Ianni, Cristiano Lenhardt, Débora Bolsoni, João Castilho, Leticia Ramos, Luciana Magno, Paulo Nazareth, Paulo Nimer Pjota, Rafael RG, Rodolpho Parigi, Rodrigo Matheus, Runo Lagomarsino e Waléria Américo
Em cartaz até 6 de dezembro

Sesc Pompeia
Rua Clélia, 93
Visitação: terça a sábado das 10h ás 21h; domingos e feriados das 10h às 19h
tel.: +55 11 3871 7700 | 0800 11 8220

Galpão VB
Av. Imperatriz Leopoldina, 1150
Visitação: segundas, quartas, quintas e sextas das 13h às 19h; terças das 14h às 21h
Tel.: +55 11 3645 0516



Copyright © Instituto PIPA