Maria Nepomuceno abre individual com cinco obras inéditas

(São Paulo, SP)

A Baró Galeria recebe amanhã a abertura da exposição “Universo em Expansão”, individual de Maria Nepomuceno. A artista mostra um passo na pesquisa que vem experimentando há alguns anos, em que as relações com tempo, origem, natureza, manufatura, arquitetura, objetos simbólicos e materiais cotidianos, são estreitadas a cada obra.

03_Vaso-ventosa-1-523x348

São cinco obras inéditas em que a cor tem atenção especial. “Cor é um assunto que sempre me interessou, herança do começo da minha atividade artística quando estudava pintura. Nessas esculturas, as passagens de uma cor para outra se dão por sequências em que a conta é a unidade mínima”, comenta Nepomuceno.

Em seu trabalho, as contas são mais do que pontos de cor nas obras, são também referência às raízes indígenas e africanas. Os trabalhos que Maria Nepomuceno apresenta são o exercício dessa matemática da construção de cores e movimento aplicada em matéria viva. Sua inspiração parte de plantas, frutos, órgãos e planetas incorporados por materiais como palha, barro, madeira, cerâmica, contas de colar, cordas e pigmento.

“Universo em Expansão”, de Maria Nepomuceno
Abertura: 14 de novembro, às 16h
Em cartaz até 19 de dezembro
Entrada franca

Baró Galeria – Jardins
Rua da Consolação, 3417 – Jardins
Funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 10h30 às 19h30
t: +55 11 3666-6489



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA