inter

“Intersections (after Lautréamont)”, coletiva com Alice Miceli

(Miami, EUA)

A vencedora do PIPA 2014, Alice Miceli, apresenta trabalhos em coletiva na Cisneros Fontanals Art Foundations, onde está atualmente em residência, após três meses na Residency Unlimited.

Captura de Tela 2015-09-02 às 10.23.49 AM

“Pego no dilema entre estar na fronteira e no topo, entre ser superfície e símbolo, a ideia de reinventar Miami como ‘a capital da América Latina’ pode ser problemática. Um senso de pertencer e espalhar raízes ganhou autoridade sobre os estereótipos da ‘cidade do sol e da frivolidade’ ou ‘a cidade nostálgica do refúgio temporário’. Enquanto isso não exclui o risco de substituir velhos rótulos por novos, vistos por uma nova perspectiva, o desejo da aceitação, e até orgulho, em se tornar ‘outra capital dos Latino Americanos’ é notável”, disse Eugenio Valdés Figueroa, o novo diretor da CIFO.

Algumas das figuras principais do Dadaísmo e do Proto-surrealismo são identificados durante a segunda e a terceira década do século XX com a famosa frase pelo Conde de Lautréamont: “Belo como a chance de encontro numa mesa de dissecação de uma máquina de costurar e um guarda chuva”. O título da exposição, “Intersections (after Lautréamont)” [“Interseções (depois de Lautréamont), “se refere a noção de beleza e como, durante cada era, a arte é responsável por reformular, subverter, e/ou propor maneiras alternativas de entender a beleza. Não há um único critério na exposição, abrindo estações para interseções tensas, armadas com correspondências e atritos”, afirma Valdés Figueroa, “Colocando as questões levantadas pelos trabalhos dos vencedores desse ano através do prisma dessa nova conjuntura na cidade que os recebe, poderia produzir momentos de estranhamento, encruzilhadas perturbadoras, colisões poéticas. Esse já é um ponto inicial de convergência, dentro de outras possibilidades de interseções oferecidas por essa exposição: de um lado, as mudanças produzidas no cenário de Miami relacionadas a América Latina; de outro lado, uma ampla gama de preocupações que ocupam os artistas premiados.”

“Intersections (after Lautréamont)”, coletiva com Alice Miceli
Abertura: 3 de setembro, às 18h
Em cartaz até 1 de novembro

CIFO Art Space
1018 North Miami Avenue
Funcionamento: quinta e sexta, das 12h às 18h; sábado e domingo, das 10h às 16h
T: +1 305 455 3333
info@cifo.org


Copyright © Instituto Investidor Profissional