Abertura | “Túnel de Transições”, individual de Juan Parada

(Curitiba, PR)

A Farol Galeria de Arte recebe a nova individual do artista Juan Parada, “Túnel de Transições”, com uma instalação inédita pensada para o espaço da galeria.

11865018_1594484954138517_3530126132015609312_o

O artista fará a instalação ARCO VIVO, especialmente pensada para o espaço da galeria. O trabalho é composto por uma centena e meia de módulos ovais de cerâmica terracota com plantas, suspensos no ar por fios de nylon, formando uma espécie de túnel em forma de arco. Nesta instalação, o artista cria uma intersecção entre a funcionalidade do design e a especificidade da arte, ativando todo o espaço expositivo para que o espectador experimente a escala e circule o trabalho, criando um ambiente que é, ao mesmo tempo, artificial, mas também ditado pelo natural, pois o crescimento das plantas vai estabelecer formas e caminhos.

Entre a precisão da cerâmica bem acabada e a imprevisibilidade do elemento natural, que cumpre seu próprio ciclo de vida, por vezes transbordando e rompendo os limites do recipiente, se estabelecem tanto tensões quanto diálogos possíveis entre rigor e impresivilidade, o inerte e o vivo, conforto e estranhamento.

O caráter múltiplo da pesquisa de Juan Parada é resultado do cruzamento de diversos campos, como o do design, da botânica e da arquitetura. Seus trabalhos não se encerram em si, estabelecem relações como contento e transbordam para o mundo, sugerindo processualidade, impermanência e instabilidade, sempre buscando situações paradoxais em sua própria linguagem.

“Túnel de Transições”, individual de Juan Parada
Abertura: 15 de agosto, às 16h

Farol Galeria de Arte
Rua Presedente Faria, 226, subsolo
Visitação: terça a sexta, das 14h às 19h
T: +55 41 8889-4179
galeriafarol@gmail.com



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA