PIPA Online 2015 | Faltam 4 dias para o início das votações

Banner_mozaico3_ORGG

Participantes

Todos os artistas indicados em 2015 foram convidados a participar do PIPA Online 2015. A participação não é obrigatória.

Dentre os artistas participantes desta edição estão:
(Clique no nome dos artistas, acesse suas páginas para conhecer seus trabalhos, assistir às entrevistas e começar a escolher seus artistas favoritos)

Rodrigo Garcia Dutra (Rio de Janeiro, RJ, 1981)
Sua prática de pesquisa artística remonta momentos no tempo que influenciaram a estética do mundo como nós o percebemos hoje. Ao construir uma coleção de fatos, objetos encontrados, presentes e lugares por onde viajou, o artista re-trabalha estes elementos através de desenho, pintura, fundição em bronze, traçados de carvão, edição de vídeo e arranjo / re-arranjo deles no espaço para dessa forma colocar estes momentos ou situações em evidência lançando uma nova luz sobre eles.

Fabiana Faleiros (Pelotas, RS, 1980)
Artista e poeta, sua pesquisa mais recente enfoca a voz como performatividade de gênero através de música, performance, texto e instalações sonoras. Desde 2012 desenvolve o projeto “Lady Incentivo”, a criação de uma cantora/figura pública que questiona a terceirização da cultura pelas Leis de Incentivo, realizando performances em contextos expositivos, festivais de música e festas.

Poro (Coletivo criado em 2002 composto por Brígida Campbell e Marcelo Terça-Nada!. Campbell e Terça-Nada! vivem e trabalham entre Belo Horizonte, MG e Salvador, BA.)
Com o seu trabalho o Poro procura levantar questões sobre os problemas das cidades através de uma ocupação poética dos espaços. Atua desde 2002 com trabalhos que buscam: apontar sutilezas, criar imagens poéticas, trazer à tona aspectos da cidade que se tornam invisíveis pela vida acelerada nos grandes centros urbanos, estabelecer discussões sobre os problemas das cidades, refletir sobre as possibilidades de relação entre os trabalhos em espaço público e os espaços “institucionais”, lançar mão de meios de comunicação popular para realizar trabalhos e reivindicar a cidade como espaço para a arte.

Jorge Menna Barreto (Araçatuba, SP, 1970)
Artista e pesquisador, há 18 anos deixa que o lugar determine aquilo que irá construir e, mais recentemente, o que irá comer. Professor no Instituto de Artes da UERJ, Rio de Janeiro, Rj e doutor em Poéticas Visuais em Artes pela USP, São Paulo, SP. Recentemente concluiu um Pós-doutorado na UDESC, Florianópolis, SC, onde se dedicou a investigar relações possíveis entre agroecologia e as práticas site-specific em arte.

Cronograma

O PIPA Online 2015 terá o seguinte cronograma:
19 de julho – Início do 1º turno da votação online
26 de julho – Término do 1º turno da votação online
2 de agosto – Início do 2º turno da votação online
9 de agosto – Término do 2º turno da votação online
10 de agosto – Anúncio do vencedor do PIPA Online Popular
21 de agosto – Anúncio do vencedor do PIPA Online

Categorias Online

O PIPA Online acontece em dois turnos, premia artistas em duas categorias e este ano tem novas regras e valores dos prêmios. Saiba mais, clique aqui.


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA