Últimos dias | “Edições Tijuana”, parceria com Galeria Vermelho, reúne obras de 28 artistas

(Paris, França)

Até 27 de junho, a Galeria Maria do Mar Guinle apresentará a exposição “Edições Tijuana – Publicando na fronteira”, com curadoria de Ana Luiza Fonseca, que reúne 28 livros de artistas conteporâneos brasileiros. Este conjunto, produzido ao longo de cinco anos, vem da Tijuana, plataforma referência no Brasil, criada em 2007 como uma iniciativa da Galeria Vermelho.

Livros como forma de expressão privilegiada de artistas brasileiros apareceu primeiramente entre os anos 1950 e 60, com o movimento neoconcreto, em que seus representantes desenvolveram obras que misturavam poesia e artes visuais. Durante a ditadura militar, esse recurso era popular entre artistas, por ser facilmente transportado e escondido. O criador da Tijuana Eduardo Brandão, contudo, percebeu que hoje em dia o processo de se criar esse tipo de trabalho não é tão prático, devido a dificuldadades em se produzir, expôr e vender. O quiosque de vendas e exposição Tijuana, instalado no pátio da Galeria Vermelho, fornece assistência para este universo e também foi estendida em 2009 para uma feira anual.

A exposição apresenta uma seleção variada de realizações da Tijuana e dá para ver como esse tipo sempre quer uma prosseguimento da aproximação com o artista. O “Álbum” de Lia Chaia, um livro transparente de páginas flexíveis como as de um álbum de figurinhas, justapõe, por exemplo, imagens da anatomia humana e da mitologia que recordam temas estimados pela artista: a interatividade com o espectador e a tensão entre religião e ciência. Além de Lia Chaia, participam: Carlos Vergara (membro do Comitê de Indicação do PIPA em 2012), Brígida Baltar, Pedro Varela, Ana Holck, Maria Laet, Ala d’Amico, Marcelo Cidade, Marcius Galan, João Loureiro, Lucia Loeb, André Komatsu, Luisa Duarte (membro do Comitê de Indicação do PIPA em 2015)

“Edições Tijuana – Publicando na fronteira”, uma parceria com a Galeria Vermelho
Em cartaz até 27 de junho

Galeria Maria do Mar Guinle
Rue Notre-Dame de Nazareth, 6 – Paris
T: +33 954592377
Visitação: de terça a sábado, das 11h às 19h e por marcação de horário



Copyright © Instituto PIPA