Toz participa de mostra coletiva “Força na Peruca”

(Rio de Janeiro, RJ)

Onze artistas de renome e um coletivo, de diversas formações, áreas de atuação e estilos trazem suas obras em torno do tema cabelos e perucas, criadas especialmente para a mostra “Força na Peruca” com curadoria de Mauro Trindade e Christina Martins. São eles: Anna Bella Geiger, Alfa Siqueira, Batman Zavareze, Bruno Veiga, Cabelo, Denise Araripe, Denise Moraes, Gabriela Gusmão, Guilherme Secchin, Jefferson Svoboda e Toz.

Tradicional acessório da moda, objeto integrante de rituais religiosos, símbolo de poder para reis e juízes, a peruca ganhou um novo e importante papel social desde que o combate ao câncer incluiu a quimioterapia – que faz, na maioria das vezes, com que o paciente perca o cabelo. Resgatando a autoestima de muitos pacientes, a peruca ganha novo significado – “uma nova dimensão humanitária, dentro de um espírito de superação, solidariedade, alegria e vontade de viver”, como define a jornalista Christina Martins, idealizadora e produtora da mostra, que acompanha o trabalho da Fundação Laço Rosa, de apoio às mulheres que enfrentam ou enfrentaram o câncer de mama.

Além das obras, a exposição “Força na Peruca” prepara espaços de interação com o público – como uma parede para que os visitantes possam “doar palavras”, deixando frases de estímulo e coragem para quem está se tratando de câncer, além de uma área que vai receber cabelos doados para confecção de novas perucas. Quem quiser poderá levar seus fios (mínimo de 20 cm de comprimento) já cortados, presos por um elástico e acondicionados em saco plástico fechado. O material arrecadado será enviado para a Fundação Laço Rosa, que mantém o primeiro Banco de Perucas online do país, doando perucas para pacientes em tratamento de quimioterapia em todo o Brasil.

“Força na Peruca”, mostra coletiva com participação de Toz
Curadoria de Mauro Trindade e Christina Martins
Em cartaz até 26 de julho
Entrada franca

Caixa Cultural Rio de Janeiro – Galeria 1
Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro – Rio de Janeiro
T: 55 21 39803815
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA