Juarez Paraíso concede entrevista exclusiva ao PIPA

Nascido em Arapiranga, BA, 1934, Juarez Paraíso vive em Salvador e concede sua primeira entrevista para o PIPA. Nela o artista fala sobre a História da Arte brasileira e das especificidades de fazer arte na Bahia, fala sobre censura, e sobre como traz o sexo para suas obras como maneira de estabelecer uma relação com a sua própria liberdade. “Quando eu coloco meus dedos não há nenhuma heresia, mas se coloco meu pênis, imediatamente eu estou agredindo a todos e a tudo. Então eu fiz, por exemplo, um trabalho onde os dedos se tornam pênis”.

O artista, que é também professor e trabalha com gravura, pintura, escultura e artes digitais, fala ainda dessa diversidade de mídias “eu fui muito combatido durante muito tempo, ‘o Juarez faz tudo’, sim faço tudo mas de uma forma completamente honesta”.

Assista à entrevista:

Anualmente os artistas que participam do PIPA são convidados a gravar uma entrevista em vídeo com exclusividade para o Prêmio. Com elas conhecemos melhores os artistas, suas carreiras, idéias e motivações. As entrevistas são produzidas pela Matrioska Filmes.

Para saber mais sobre o artista, ver imagens de suas obras e informações sobre sua carreira, acesse a página de Juarez Paraíso.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA