Éder Oliveira e Juarez Paraíso | Entrevistas exclusivas com artistas indicados

Anualmente os artistas que participam do PIPA são convidados a gravar uma entrevista em vídeo com exclusividade para o Prêmio. Com elas conhecemos melhores os artistas, suas carreiras, idéias e motivações. As entrevistas são produzidas pela Matrioska Filmes.

Esta semana divulgamos as entrevistas feitas com Éder Oliveira e Juarez Paraíso. Assista às entrevistas:

Éder Oliveira

Indicado pela primeira vez este ano, Éder Oliveira é natural de Timboteua, vive e trabalha em Belém, no Pará. Nesta entrevista concedida com exclusividade para o Prêmio, o artista conta que sua obra trata da identidade cultural do homem amazônico. Para isso Éder busca um recorte, que normalmente tira de páginas policiais de jornais impressos e notícias sensacionalistas.

Com pinturas muitas vezes feitas em espaços urbanos, o artista conta que busca muros que tenham algum traço de identidade da cidade “muros sujos, que tenham algum tipo de violência de depredação, questões naturais… Muros que tenham alguma história pra contar, onde aquela imagem vai se perder.”

Assista à entrevista:



Para saber mais sobre o artista, ver imagens de suas obras e informações sobre sua carreira, acesse a página de Éder Oliveira.

Juarez Paraízo

Nascido em Arapiranga, BA, 1934, Juarez Paraíso vive em Salvador e concede sua primeira entrevista para o PIPA. Nela o artista fala sobre a História da Arte brasileira e das especificidades de fazer arte na Bahia, fala sobre censura, e sobre como traz o sexo para suas obras como maneira de estabelecer uma relação com a sua própria liberdade. “Quando eu coloco meus dedos não há nenhuma heresia, mas se coloco meu pênis, imediatamente eu estou agredindo a todos e a tudo. Então eu fiz, por exemplo, um trabalho onde os dedos se tornam pênis”.

O artista, que é também professor e trabalha com gravura, pintura, escultura e artes digitais, fala ainda dessa diversidade de mídias “eu fui muito combatido durante muito tempo, ‘o Juarez faz tudo’, sim faço tudo mas de uma forma completamente honesta”.

Assista à entrevista:


Para saber mais sobre o artista, ver imagens de suas obras e informações sobre sua carreira, acesse a página de Juarez Paraíso.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA