Entrevistas com indicados | Assista aos três novos vídeos exclusivos lançados esta semana

Anualmente os artistas que participam do PIPA são convidados a gravar uma entrevista em vídeo com exclusividade para o Prêmio. Com elas conhecemos melhores os artistas, suas carreiras, idéias e motivações. As entrevistas são produzidas pela Matrioska Filmes. Esta semana divulgamos três novas entrevistas, com Arthur Scovino, Gisele Camargo e Juan Parada.

Arthur Scovino

Natural de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, Arthur Scovino – que foi indicado ao PIPA pela primeira vez em 2014 e volta a ser indicado este ano – se mudou para Salvador, na Bahia, em 2009 para “pesquisar e viver arte intensamente, como uma residência artística na Bahia, só que real, sem planos para voltar ao Rio de Janeiro”. Essa história o artista contou na entrevista de 2014.

Agora, em sua segunda entrevista para o Prêmio, Scovino fala da continuidade de sua obra, que se manifesta principalmente através de performance e fotografia. O artista – que cria borboletas em sua casa – conta sobre seus estudos e sobre uma série de performance pensada para ser feita em borboletários “É um lugar mágico (…) as borboletas estão voando à sua volta, o tempo todo, são várias espécies reunidas ali, e um público que não é um público de arte contemporânea”.

Assista aos dois vídeos:

Entrevista de 2015:

Entrevista de 2014:

Saiba mais sobre a carreira e obra de Arthur Scovino, clique aqui.

Gisele Camargo

A carioca Gisele Camargo foi indicada ao PIPA em 2012, 2013, 2014 e 2015. Esta é a terceira entrevista exclusiva que a artista concede ao Prêmio.

Nela, Gisele fala de seu recente trabalho com colagens – que desenvolve em paralelo ao seu trabalho de pintora – em que utiliza fotografias e cadernos antigos. Fazendo quatro colagens por dia, durante um ano, a artista pretende um dia expor as 1460 que serão resultado desse processo, sendo cada colagem relacionada a uma frase.

Assista ao vídeo:

Para saber mais sobre a carreira, a obra da artista, e assistir às outras entrevistas, acesse a página de Gisele Camargo

Juan Parada

Indicado ao PIPA este ano pela primeira vez, Juan Parada trabalha com instalações, esculturas, intervenções urbanas e inserções espaciais. O artista desenvolve pesquisas sobre tridimensionalidade, relações de tempo-espaço e diálogos arquitetônicos.

Nesta entrevista – concedida com exclusividade para o PIPA – Parada fala da sua coleção de suculentas, do seu trabalho com plantas e cerâmica “é uma apreensão do que acontece no natural, só que eu encapsulo isso naquele objeto que eu criei e viro de ponta cabeça.”

Assista ao vídeo, saiba mais e veja o ateliê do artista:

Para saber mais sobre sua obra e carreira, e ver imagens de seus trabalhos, acesse a página de Juan Parada.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA