Antonio Saggese faz alusão ao cinema noir em nova individual

(Rio de Janeiro, RJ)

A Marsiaj Tempo Galeria recebe a partir de amanhã a nova individual de Antonio Saggese, “Noir – a noite na metrópole”. A exposição conta com fotografias cinéticas, clipes de vídeo, realizados entre 2012 e 2015 pelo artista.

Antonio Saggese vem captando situações em São Paulo sempre com tomadas noturnas, em uma fotografia alusiva ao cinema noir. Tendo recebido o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia promovido pela Funarte em 2014 com esse trabalho, um DVD será distribuído gratuitamente na ocasião com 64 fotos cinéticas selecionadas e apresentação de Antonio Fatorelli. A exposição contará com uma projeção principal, com imagens do DVD e 4 monitores que alternarão trabalhos (que não fazem parte do DVD), em vídeos que variam entre 1 e 7 minutos. A exposição será no anexo da Galeria.

Saggese vem realizando exposições nos mais renomados espaços entre o Rio de Janeiro e São Paulo há 4 décadas. Sua personalidade inquieta o leva a experimentar sempre novas possibilidades técnicas, trazendo para a fotografia novas abordagens para temas instigantes. Seu trabalho mais recente lida com a fotografia expandida, que nas palavras do fotógrafo significa: “uma fotografia cinética, diversa da cinematografia, em que a cena, pela rarefação ou pela recorrência, resiste ao avançar. Dilatado o corte temporal operado na fotografia, referem-se os fluxos, movimentos sem culminação dramática, bem como a imobilidade dos tempos mortos.”

Sem som ambiente, câmera e enquadramentos são fixos. O tempo do evento não é alterado e não há montagem, pois a cena é, quando muito, cortada em seu princípio ou fim. O registro em branco e preto acontece já na câmera, no momento da captura, não na pós-produção. As imagens são captadas com uma discreta câmera fotográfica portátil.

“Noir – a noite na metrópole”, individual de Antonio Saggese
Em cartaz até 23 de maio
Entrada franca

Marsiaj Tempo Galeria
Teixeira de Mello, 31 C

Funcionamento: de terça a sábado, das 11h às 19h


T: +55 21 2513-2074
contato@lauramarsiaj.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA