Abertura | “Trompe-l’oeil”, individual de Rodrigo Torres

(Curitiba, PR)

A SIM Galeria recebe a partir de amanhã a nova individual do artista Rodrigo Torres. “Trompe-l’oeil” reúne obras que passam por distintos suportes e materiais.

Adaptado do texto de Felipe Scovino sobre a mostra:
A reunião de obras para essa exposição passa por distintos suportes e materiais mas fundamentalmente a linguagem que as atravessa é a pintura. E mais especificamente uma técnica, com truques de perspectiva, que cria uma ilusão óptica na qual o espectador se questiona sobre a qualidade do real. Sem uma data precisa para a sua origem, com aparições remotas na Grécia e Roma antigas, o trompe-l’oeil é resgatado por Rodrigo Torres.

Sistema de desinformação geográfica (2015) talvez seja a série de obras que mais provoque um ruído, para olhos mais conversadores, ao ser comparada a uma pintura. Ao sobrepor diversas imagens – capturadas em sites de buscas ou documentadas pelo próprio artista – de paisagens, pedras, montanhas e bairros do Rio de Janeiro, e depois colá-las, recortá-las, quase como que as esculpindo, e finalmente aplicando leves retoques, Torres não só cria volume e textura para a “pintura de paisagem” mas cria uma experiência óptica que nos embaralha ao apontar definitivamente a proporção e a altura daquelas elevações.

A série Esquecidos (2014) abre um outro direcionamento nesse diálogo constante de Rodrigo Torres com a pintura. Aqui é a natureza-morta posta em questão. Objetos ordinários ou que compõem a rotina do artista em seu ateliê são desenhados, com giz pastel e lápis de cor, em placas de vidro. Aproximando-se da técnica renascentista do sfumato e levando-a a uma radicalização, o artista constrói um objeto que permanece numa zona de fronteira: ele não se faz presente de forma inteiriça, porque está quase que desaparecendo sob uma neblina. Não se consegue perceber as linhas e bordas do desenho já que o artista usa suaves diferenças entre as tonalidades.

“Trompe-l’oeil”, individual de Rodrigo Torres
Aberura: 9 de maio, das 10h às 17h
Em cartaz até 6 de junho

SIM Galeria
Alameda Presidente Taunay, 130 A
Funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 17h
T: +55 41 3322-1818
info@simgaleria.com



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA