Primeira exposição itinerante da Coleção Inhotim chega a São Paulo

(São Paulo, SP)

O Itaú Cultural, em comemoração aos 5 anos de parceria com o Instituto Inhotim, recebe a primeira exposição itinerante da Coleção Inhotim, que reúne obras de artistas como Cinthia Marcelle, Daniel Steegmann Mangrané, Marcellvs L. e Marcius Galan.

“Do Objeto para o Mundo” é a primeira exposição itinerante da Coleção Inhotim e reúne obras de 29 artistas de diversas gerações e partes do mundo. A mostra ocupa o prédio do Itaú Cultural, em São Paulo, depois de passar pela Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte.

As obras apresentadas na exposição propõem uma entre muitas possíveis antologias do acervo. No 1o piso, a mostra se subdivide em salas que examinam quatro momentos de formação da arte contemporânea: o neoconcretismo brasileiro, a produção dos anos 1960, o grupo japonês de vanguarda Gutai e as práticas de acionismo e de performance dos anos 1970. As obras e os documentos históricos são apresentados ao lado de trabalhos mais recentes, apontando para sua contundência no presente e para uma ideia de história em construção.

Nos pisos -1 e -2, obras em várias mídias e suportes de Anri Sala, Daniel Steegmann Mangrané, David Lamelas, Jorge Macchi, Marcius Galan, Marcellvs L., Melanie Smith, Michael Smith e Raquel Garbelotti dão sequência ao percurso expositivo, agrupadas em dois recortes que examinam as relações entre som e imagem e ilusão e percepção.

O título faz menção ao movimento de aproximação do objeto de arte à experiência cotidiana e de mundo
do espectador, desmaterializando-se ou tomando novas feições mais próximas à vida. É ainda uma referência à manifestação “Do corpo à terra”, realizada em Belo Horizonte em 1970, e ao mote de Hélio Oiticica: “Museu é o mundo”.

“Do Objeto para o Mundo”, coletiva com Cinthia Marcelle, Daniel Steegmann Mangrané, Marcellvs L. e Marcius Galan
Curadoria de Rodrigo Moura e Inês Grosso
Em cartaz até 31 de maio
Entrada franca

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149
Funcionamento: terça a sexta, das 9h às 20h. Sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h
T: (55 11) 2168-1777 | (55 11) 2168-1776
atendimento@itaucultural.org.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA