Evento de arte sonora ocupa castelo na Zona Sul do Rio

(Rio de Janeiro, RJ)

A ocupação

A ocupação ARTE SONORA coloca o som no centro da questão, durante dois meses, no Castelinho do Flamengo. Artistas, DJs, músicos e pesquisadores apresentarão instalações, palestras, vídeos, performances, lives, DJ sets, além de realizar gravações de podcasts e mixtapes.

Durante a ocupação os organizadores do projeto, Franz Manata e Saulo Laudares, irão transferir suas atividades de ateliê para o centro cultural.

As quartas e sextas-feiras serão dedicadas ao The Place, prática desenvolvida pelo duo desde 1998, que consiste em um espaço coletivo de experiências sonoras, onde artistas, pesquisadores, djs, músicos e o público compartilham seus interesses e experiências em torno do som.

Os participantes

Alex Mandarino ▪ Anna Costa e Silva ▪ Bhagavan David ▪ BQVC ▪ Caio Cesar Loures ▪ Carlos Lafert ▪ Felipe Vaz ▪ Gabriel Cavalleiro ▪ πollanda ▪ Jose Hesse ▪ Lara Leal ▪ Leandra Lambert ▪ Leliene Rodrigues ▪ Luisa Puterman ▪ Luiza Porto ▪ Marcelo Mudou ▪ Mila Bartilotti ▪ Nuvem Movel ▪ O Grivo ▪ Pedro Victor Brandão ▪ Ricco Garcia ▪ Savio de Queiroz ▪ Sean Diss ▪ Vivian Caccuri ▪ e outros

O projeto

ARTE SONORA é uma prática artística do duo Franz Manata e Saulo Laudares. O projeto – iniciado em 2009, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage – já assumiu diversos formatos: workshops, happenings, podcasts, exposições, publicações, programas de rádio, ações na web e programas de residência e seu conteúdo é disponibilizado, gratuitamente, no: exst.net/artesonora.

Ao longo de seis anos o ARTE SONORA deixou de ser apenas um workshop com happening em seu encerramento e se transformou numa plataforma de pesquisas, ações, gravação de programas sobre o tema para veiculação online com a participação de importantes artistas e pensadores brasileiros, como: Cildo Meireles, Guilherme Vaz, Rodolfo Caesar, o coletivo Chelpa Ferro entre tantos outros…

O duo

Franz é artista, curador e professor, Saulo é artista e DJ produtor e ambos lecionam na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. O duo começou suas atividades em 1996, a partir da observação sobre o universo do comportamento e da cultura da música eletrônica contemporânea e vem realizando programas de residência e participando de mostras, individuais e coletivas, dentro e fora do país.
Saiba mais sobre Franz Manata e Saulo Laudares, indicados ao PIPA 2013.

Ocupação Arte Sonora
Início: Sexta-­feira, 6 de Março, 18h
Visitação até 26 de Abril de 2015, de terça à domingo, das 10h às 18h
Castelinho do Flamengo (Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho)
Praia do Flamengo, 158
2205 ­0655
contato: exst.net@gmail.com



Copyright © Instituto PIPA