Indicação ao PIPA leva Toz a dar nota dez para 2014

O artista Toz, deu nota dez ao ano de 2014, por ter sido indicado ao PIPA neste ano e por ter realizado sonhos. Ele foi uma das 16 figuras públicas convidadas pela Coluna Ancelmo Gois no Jornal O Globo, para darem notas de zero a dez para o ano de 2014.
Outros artistas, como Berna Reale sempre afirmam a importância de suas indicações ao Prêmio.

Tomaz Viana, o Toz, nasceu em Salvador, na Bahia e vive no Rio de Janeiro, e sua arte é o graffiti.

Seus personagens falam à alma de quem os vê porque são inspirados em gente querida: seus avós idosos, sua sobrinha, sua mulher… Assim apareceram nos muros o BB idoso, a tradução perfeita do complexo de Peter Pan; a sensual e doce Nina; o Shimu, inspirado nos seus cachorros; o Julius. Algum tempo depois, o personagem Insônia surge da necessidade de criar a partir das vibrações noturnas, do silêncio e dos ruídos da rua à noite. As mudanças de vida geraram um novo olhar para o entorno, fazendo perceber outros seres, outros tons. Como diz Toz, “perdemos o sono quando estamos tristes demais, felizes demais, apaixonados ou desiludidos demais.” Quando passou a fase noturna despontou a luz exuberante do Vendedor de Alegria que traz com ele bolas gigantes coloridas e muita leveza.
Toz cria como necessidade. Pensa em telas que retratem momentos diferentes de sua vida, da sua história. Mistura materiais, rabisca e pratica o desenho diariamente, numa busca incessante por novas formas. Seja com spray ou pincel, tinta a óleo ou com colagens. Toz escreve uma história inspirada no cotidiano moderno e urbano. Transita tanto nas ruas como nas galerias de arte onde seu traço forte, as cores intensas e a temática que fala insistentemente ao espaço lúdico dentro de nós invadem o olhar.” – trecho de texto de Isabel Sanson Portella, crítica e curadora de Arte.

Assista a entrevista de Toz para o PIPA 2014.
Video produzido pela Matrioska Filmes com exclusividade para o PIPA 2014.


Berna Reale é outra artista que sempre ressalta o fato de ter sido indicada ao PIPA como muito importante para sua carreira. Assista a esse vídeo de 2013.
E Berna Reale também certamente tem muito a comemorar no ano de 2014. Fez uma exposição individual em São Paulo e foi indicada para ser um dos artistas do Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza em 2015.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA