Alberto Bitar integra mostra coletiva sobre a saudade na fotografia brasileira

(São Paulo, SP)

O Itaú Cultural recebe a partir amanhã a exposição coletiva “A Arte da Lembrança – a Saudade na Fotografia Brasileira”. Entre os artistas participantes, está o paraense Alberto Bitar. Foram reunidas obras de 36 artistas de diversas regiões do Brasil ou que desenvolveram seu trabalho no país.

Tendo como inspiração um dos sentimentos mais universais e inexplicáveis, a saudade, a exposição “A Arte da Lembrança – a Saudade na Fotografia Brasileira” propõe um percurso iconográfico pelas obras – realizadas entre a década de 1930 e 2014 – de alguns dos mais representativos fotógrafos brasileiros. Mas quais relações a saudade pode manter com a fotografia brasileira contemporânea?

A mostra tem curadoria de Diógenes Moura, que afirma: “Algo de nós está ali, contido na mancha fotográfica: um destino, um desejo, uma perda, uma palavra que pronunciada será incapaz de percorrer o caminho de volta, um suspiro, a garganta das coisas. Sintomas dos quais surgiria, extraído desde sua dormência, tudo o que existiu e não mais existe, presente e já passado, presente apesar de sua ausência”. A exposição pode ser considerada uma viagem por meio de registros que englobam temas pessoais e universais como as cidades e suas demolições; os objetos vazios à mercê da poeira do passado; a ausência de um ente querido, entre outras imagens congeladas no tempo.

“A Arte da Lembrança – a Saudade na Fotografia Brasileira”, com Alberto Bitar
Curadoria de Diógenes Moura
Abertura: 24 de janeiro, a partir das 14h
Em cartaz até 8 de março de 2015
Entrada Franca

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – Bela Vista
Funcionamento: de Terça a Sexta, das 9h às 20h. Sábados, Domingos e feriados, das 11h às 20h
T: (55 11) 2168-1777 | (55 11) 2168-1776
atendimento@itaucultural.org.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA