Últimos dias | “Ouro – Um fio que costura a arte do Brasil”

(Rio de Janeiro, RJ)

“Ouro – Um fio que costura a arte do Brasil” explora a relação do metal precioso – um dos personagens principais da história do Brasil e eterno objeto de desejo no imaginário popular – com a criatividade brasileira. A exposição reúne trabalhos de 30 artistas de diferentes gerações e especialidades. São instalações, desenhos, objetos, esculturas, fotografias, pinturas e joias concebidas por importantes nomes das artes visuais, design, dança, música, arquitetura e paisagismo, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil.

“Essa mostra é uma maneira de reunir a diversidade criativa do Brasil a partir de um elemento comum que permite um novo olhar para o que foi criado nesse século”, define o curador Marcelo Dantas. Entre as cerca de 50 obras selecionadas, grande parte é inédita ou raramente vista pelo público. Em conjunto, elas apontam para diferentes abordagens que cada um dos artistas dá para o mesmo material. O público percorre todo o trajeto conduzido por um fio de ouro até ser recebido por um ourives, que os convida a experimentar as técnicas de produção de joias com ouro.

A instalação inédita que a artista Laura Vinci preparou especialmente para a exposição ocupa a rotunda e recebe os visitantes com uma “chuva” de 50 mil folhas de ouro, suspensas no ar como em um redemoinho.

Uma luminosidade mais sutil se apresenta em trabalhos como os da série “Masks” (2012), de Daniel Steegmann Mangrané, onde folhas secas de árvores recebem delicadas aplicações de folhas de ouro.

Também participam da mostra os artistas Carla Zaccagnini, Felipe Cohen, Otavio Schipper, Tatiana Blass e Vanderlei Lopes.

“Ouro – Um fio que costura a arte do Brasil”, exposição com Carla Zaccagnini, Daniel Steegmann Mangrané, Felipe Cohen, Laura Vinci, Otavio Schipper, Tatiana Blass e Vanderlei Lopes
Em cartaz até 5 de janeiro de 2015
Visitação: de quarta a segunda, das 9h às 21h

Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
T.: 55 21 38082020
ccbbrio@bb.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA