Lançamento de souvenirs inspirados em “HA-gaz-AH”, mostra individual de Gê Orthof

(Brasília, DF)

A Referência Galeria de Arte lança hoje sua linha de souvenirs inspirados na exposição “HA-gaz-AH”, de Gê Orthof. A mostra, em cartaz desde 19 de outubro, foi prorrogada até hoje, dia 27 de novembro.

Sobre “HA-gaz-AH”:
“De um lado, temos o fósforo, do outro, a ignição e, no centro, o explosivo”, afirma Gê Orthof, que vê na opressão a impossibilidade da conversa e, portanto, o aumento inerente da tensão entre vizinhos e fronteiras. Fahrenheit 451, pelo olhar de François Truffaut, encontra o noticiário político mundial e o conflito entre Israel e os palestinos na Faixa de Gaza. O que antes era permitido passa a ser proibido. Tudo acontece aos olhos do expectador em função de um devir.

Marilia Panitz, curadora da mostra, ressalta que este trabalho é o resultado de um desdobramento em processo. Em 2001, logo após o ataque às torres gêmeas, em Nova York, Gê Orthof voltou de um período de estudos nos Estados Unidos impactado pelo acontecimento. Logo, produziu a série Gentil Reversão, com uma poética pautada pela política. Em “HA-gaz-AH”, ele retorna ao tema com uma poética potencializada que se transforma em um manifesto.

Para a mostra, foram selecionados seis desenhos, objetos instalados em caixas de acrílico e pequenas intervenções e elementos que fazem uma ponte entre esta nova série e os trabalhos pré-existentes. O ponto central é o chamado Mapa da Instalação. Um painel de técnica mista – que reúne aquarela, desenho e colagem – dá as coordenadas para o início do trabalho. “A criação desse mapa é inerente ao trabalho do Gê e serve como um mote que vai deslizar pela exposição”, afirma a curadora.

Lançamento da linha de souvenirs inspirados por “HA-gaz-AH”, mostra individual de Gê Orthof
27 de novembro, das 19h às 22h

Referência Galeria de Arte
SCLN 205
Bloco A, loja 9
1º pavimento – Asa Norte
55 61 33613501 | 55 61 81623111



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA