Mostra coletiva “Figura Humana” é inaugurada hoje

(Rio de Janeiro, RJ)

Camila Soato, Daniel Lannes, Danielle Carcav, Fábio Baroli, Marcelo Amorim, Rodrigo Bivar, Rodrigo Cunha, Thiago Martins de Melo e Vânia Mignone são alguns dos artistas participando da mostra “Figura Humana”, que abre hoje na Caixa Cultural Rio de Janeiro.

Diferentes gerações da produção contemporânea brasileira se encontram na mostra inédita Figura Humana, em cartaz até 14 de dezembro na CAIXA Cultural. Desde pintores da famosa geração 80 até jovens de vinte e poucos anos, os artistas refletem sobre as possibilidades do corpo através de múltiplas linguagens e técnicas, como aquarela, guache, tinta a óleo, acrílica e até mesmo spray sobre bases como madeira, chapa de metal, linho e tela. Entre os artistas estão nomes como a carioca Cristina Canale, que possui uma sólida produção desde os anos 1980 e é considerada uma das mais importantes pintoras brasileiras da atualidade.

O projeto reúne ainda obras do maranhense Thiago Martins de Melo, finalista do PIPA deste ano, e do carioca Rodrigo Martins, o mais jovem entre os pintores da mostra, indicado ao Prêmio EDP nas Artes, em 2014, além da brasiliense Camila Soato, vencedora do PIPA Voto Popular Exposição em 2013. Todos contribuem com uma persistência no que diz respeito à centralidade do corpo em sua produção de imagens pictóricas.

“A exposição revela a diversidade de se pintar o corpo humano. Alguns artistas utilizam a cor de modo mais visceral e expressivo, outros se aproximam de uma visão mais detalhista e minuciosa do mundo”, explica o curador Raphael Fonseca.

“Figura Humana”, mostra coletiva com Camila Soato, Daniel Lannes, Danielle Carcav, Fábio Baroli, Marcelo Amorim, Rodrigo Bivar, Rodrigo Cunha, Thiago Martins de Melo e Vânia Mignone
Abertura: 14 de outubro, às 18h
Em cartaz até 14 de dezembro
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 21h

Caixa Cultural Rio de Janeiro
Galeria 4
Avenida Almirante Barroso 25, Centro
T.: 55 21 39803815



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA