Duas novas vídeo entrevistas exclusivas com artistas indicados ao PIPA 2014

Assista à duas novas vídeo entrevistas com artistas indicados ao PIPA 2014.
Todos os vídeos são gravados via Skype e cada artista responde a uma pergunta de um membro do Comitê de Indicação (órgão responsável por indicar artistas ao Prêmio). Curiosidades sobre suas carreiras, o que influencia em suas obras, como são seus processos de trabalho e suas rotinas, são alguns dos temas explorados nos vídeos produzidos pela Matrioska Filmes.

Eneida Sanches

Sanches constitui sua obra a partir de painéis e objetos compostos aproximadamente dez mil gravuras em metal impressas sobre papel – “Água forte” e “Água Tinta” –, cada uma medindo 5×5 cm, montadas sobre de fios de aço. As instalações resultantes fazem fronteira entre a gravura e a escultura.

Nesta entrevista, em resposta à pergunta “Em geral, na sua atividade, como começa um novo projeto artístico?”, proposta pela crítica e curadora Alejandra Muñoz, a artista baiana nos explica que um novo projeto “é sempre um desdobramento daquilo que eu venho trabalhando nesses últimos 14 anos, a questão do transe”.

Eneida fala também da sua relação com a cultura afro-brasileira, e como, através da leitura de contos iorubá, ela foi percebendo que “essa relação com o olhar, a permanência do olhar sobre as coisas e como isso pode trazer outras realidades.”

Assista ao vídeo:

Para saber mais sobre sua carreira e ver fotos de suas obras, acesse a página de Eneida Sanches.

Gisele Camargo

Indicada pela terceira vez ao PIPA este ano, Gisele Camargo nos apresenta um pouco do seu dia-a-dia e responde à pergunta da crítica e curadora Renata Azambuja: “A sua forma de trabalhar é solitária ou envolve o coletivo?”

A artista, natural do Rio, diz que morar em um apartamento acima do seu ateliê é importante devido ao “funcionamento orgânico” que proporciona. Assim, ela cria uma rotina que acaba por ser solitária. “Pode ser triste às vezes, mas acho que faz parte essa solidão (…) é uma forma de mergulhar mais.”

Gisele também conta um pouco sobre o processo de criação do seu livro, sobre uma de suas séries. A publicação, lançada este ano, aresenta fotos do caderno da artista, seus estudos e fotos de referência.

Assista ao vídeo:

Para saber mais sobre sua carreira e ver fotos de suas obras, acesse a página de Gisele Camargo.

Para assistir a outros vídeos de artistas indicados esse ano e nas edições anteriores, além de vídeos especiais, acesse a página de vídeos.



O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA