Roesler Hotel #26 reúne curadores emblemáticos do Brasil e do exterior

(São Paulo, SP)

A 26a. edição do Roesler Hotel, projeto de exposições com curadores convidados da Galeria Nara Roesler, traz recorte do historiador da arte Matthieu Poirier, co-curador da mostra Dynamo, do Grand Palais.

A fugacidade da luz é o fio condutor do 26º Roesler Hotel, projeto de exposições da Galeria Nara Roesler que convida curadores emblemáticos do Brasil e do exterior. Com recorte do historiador da arte Matthieu Poirier, a exposição Spectres (Espectros) traz cerca de 20 trabalhos de nomes como James Turrell e Julio Le Parc.

A mostra reúne esculturas, instalações, pinturas e fotografias abstratas, que utilizam o recurso da luz, reforçando sua fugacidade pela oscilação entre o aparecimento e o desaparecimento. Essa alternância do claro e do escuro, e a consequente projeção de sombras, é o que confere às obras, de vários períodos e correntes artísticas, uma aura espectral, fantasmagórica.

Com a mostra, Poirier interroga a própria natureza da abstração, em sua acepção como a morte da figura, pelo viés da luz, que tem o poder de criar materialidade e presença visuais, como também de dissimulá-las. Em suas palavras, “a luz não é mais considerada uma ferramenta para compreender ou ‘fazer sentido’. Em vez disso, ela dissolve a realidade, expandindo os limites da visão”.

O caráter espectral dos objetos não está na desaparição total, mas na tensão da “cintilação entre visível e invisível, uma flutuação constante entre a vida e a morte das aparências”. Dessa forma, Poirier conceitua a arte que se produz pela percepção visual como perceptual, surgida dos sentidos, em contraponto à arte conceitual, que se origina antes da razão e do pensamento.

Roesler Hotel #26
Em cartaz até 5 de junho
Visitação: de segunda a sexta de 10h a 19h; sábados 11h – 15h

Galeria Nara Roesler
Avenida Europa, 655
São Paulo
t 55 (11) 3063 2344
f 55 (11) 3088 0593
info@nararoesler.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA