Caio Reisewitz, Maria Laet, Lucia Koch e Waléria Américo participam de coletiva “A Invenção da Praia”

(São Paulo, SP)

Está em cartaz no Paço das Artes a exposição coletiva “A Invenção da Praia”, com participações de Caio Reisewitz, Lucia Koch, Maria Laet e Waléria Américo.

*Busca o alargamento da experiência sensível o artista que mergulha na natureza transitiva da praia, experimentando ações efêmeras, ambientais. Também aquele que finca na areia seu observatório do mundo, a fim de enquadrá-lo dentro de um horizonte particular.

Inspirada na obra literária “A invenção de Morel” (1940), de Adolfo Bioy Casares, e no ensaio “A vida descalço”, de Alan Pauls, “A Invenção da Praia” investiga o que acontece quando o artista transporta a amplitude da paisagem ao ar livre para o espaço interno da galeria, e que mecanismos ele cria para promover esse grande salto.

Múltiplas praias se avizinham aqui. Obscena, verborrágica, prolixa, residual. Zona intermediária – de ideias, conceitos e afetos. Espaço democrático, lugar do jogo, da confraternização. Em seu conjunto de ações, divagações sobre a invenção da paisagem e projeções de ideias da praia, a exposição quer “se oferecer como um lugar de reflexão sobre a função da arte no exercício das práxis sociais e de reconciliação com a natureza”, segundo a curadora Paula Alzugaray.

É também um lugar para perder a hora, operar com novos referenciais de tempo e espaço, como sugere a instalação “Externa-dia-praia” (2012-2014), de Lucia Koch. Composta por um conjunto de fontes, rebatedores e filtros de luz normalmente usados em estúdios fotográficos, a obra tem certa aura de praia deserta, à espera de visitantes.

A exposição é composta por desenhos, pinturas, fotografias, projetos arquitetônicos, instalações, vídeos, textos e performances dos artistas Alan Pauls, Allora y Calzadilla, Caio Reisewitz, Christiane Pooley, Francis Alÿs, Giselle Beiguelman, Hüseyin Bahri Alptekin, Janaina Tschäpe, Katia Maciel, Laura Erber, Lina Bo Bardi, Lucia Koch, Maria Laet, Rafael Assef, Regina Vater, Waléria Américo.

*Textos extraídos do site do Paço das Artes.

“A Invenção da Praia”, mostra coletiva com Caio Reisewitz, Lucia Koch, Maria Laet e Waléria Américo
Em cartaz de 24 de abril a 22 de junho
Visitação terças a sextas, das 10h às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 17h30

Paço das Artes
Av. da Universidade 1
Cidade Universitária
São Paulo
T: 11 3814 4832
pacodasartes@pacodasartes.org.br
http://www.pacodasartes.org.br/



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA