Filme de Antonia Dias Leite concorre a prêmio no Festival Videoformes 2014

(Clermont-Ferrand, França)

A artista Antonia Dias Leite participa do Festival Videoformes, exibindo o filme “Sein und Zeit” (Ser e Tempo), que concorre ao Prêmio Videoformes 2014.

Sobre o festival:
A competição, graças à sua dimensão internacional, oferece uma oportunidade para a criação de videoarte se destacar. 585 vídeos, vindos de 49 países foram recebidos: África do Sul, Algéria, Alemanha, Argentina, Armênia, Austrália, Áustria, Bélgica, Bênin, Brasil, Bulgária, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Egito, Emirados Árabes Unidos, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Irã, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Hong Kong, Líbano, Luxemburgo, Marrocos, Nova Zelândia, Países Baixos, Peru, Polônia, Portugal, República Tcheca, Rússia, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Suécia, Suíça, Tunísia, e Ucrânia.

Roteiro e pesquisa artística originais devem predominar sobre a qualidade das ferramentas técnicas usadas na realização de cada trabalho.

Uma seleção de 58 filmes, apresentados em nove programas, reflete a diversidade do roteiro, um mundo artístico multifacetado e as mais recentes produções de vídeo. São representados 22 países: Alemanha, Algéria, Austrália, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, Colômbia, Inglaterra, Estados Unidos, Etiópia, França, Irã, Irlanda, Itália, Japão, Líbano, Polônia, Rússia, Espanha, Suíça e Ucrânia.

Prêmio Videoformes 2014: um júri composto de profissionais internacionais concederá diversos prêmios. Vencedores serão anunciados sábado 22 de março. São membros do júri:
Robert Arnold (artista e professor na Escola de Filme e Fotografia da Universidade do Estado de Montana, EUA)
Gauthier Keyaerts (artista e jornalista, Bélgica)
Jérôme Oliveira (editor-chefe da “La 23è dimension”, canal Numéro 23, França

Prêmio Arte Creative: O coup de coeur Arte Creative será concedido por Daniel Khamdamov, administrador do programa de Artes e Entretenimento para ARTE.

Prêmio especial Numéro 23: será concedido pelo júri profissional.

Prêmio dos estudantes da Universidade Blaise Pascal: Um júri de cinco alunos do Departamento de Cultura e da oficina de cinema do Serviço Universitário de Cultura (SUC) atribuirá um prêmio com o júri profissional. Esse prêmio é fruto da iniciative do Videoformes em parceria com o SUC e a Universidade Blaise Pascal (em particular com o Departamento de Línguas Estrangeiras, Literatura e Ciências Humanas). O júri de alunos é composto por: Gabriel Leroy, Clément Lavigne, Cyrielle Martin, Noëlie Guillemotte e Luc Menneteau.

Sobre o filme:
“Sein und Zeit” | Brasil, 2013 | 7min10s
Múltiplas partes corporais se entrelaçam, acariciam e consomem umas as outras. O ato sexual, baseado na ideia de Eros e Tânatos, é expressado como uma forma de canibalismo.

Sobre a artista:
Antonia Dias Leite formou-se em Desenho e Tecnologia pela Universidade Parsons School of Design em Nova Iorque em 2005. Após três anos trabalhando como diretora de arte em uma renomada agência de branding em Nova Iorque, iniciou sua formação em artes plásticas com o mestrado em “Fotografia, Video e Mídias Relacionadas” pela School of Visual Arts, Nova Iorque, onde recebeu orientação de tese de mestrado de Vik Muniz.

Após sua formatura em 2009 apresentou a sua primeira exposição individual, “Antonia’s Line”, na galeria Luxe / Stephan Stoyanov Gallery, Nova Iorque, pela qual recebeu resenha de Roberta Smith do “The New York TImes” que chamou seu trabalho de “hipnotizante”. Também em 2009 representou o Brasil na Bienal de Pequim.
Desde então participou de exposições coletivas em Nova Iorque, Berlim, Paris, Genebra, São Paulo e Rio de Janeiro.

Utilizando a narrativa e linguagem de sonhos, os trabalho de Antonia discute temas como a morte, sexualidade, identidade e família. A artista vive e trabalha entre o Rio de Nova Iorque.

Filme “Sein und Zeit”‘ (Ser e Tempo) de Antonia Dias Leite, no Festival Videoformes 2014
Exibido dia 20 de março, a partir das 17h

Festival e Prêmio Videoformes 2014
Maison du Peuple
Place de la Liberté
63000 Clermont-Ferrand
Tel : +33 (0)4 73 17 02 17
Clermont-Ferrand



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA