“Contrapasso” | Lia Chaia

(Porto Alegre, RS)

A Galeria Ecarta apresenta “Contrapasso”, primeira individual da artista Lia Chaia em Porto Alegre. A mostra reúne três obras recentes e um site specific.

“Contrapasso” une duas definições da palavra: “passo em direção contrária a outro” e “meio passo dado com o mesmo pé, para recuperar a cadência da marcha”. Ambas referem-se a movimento e a ritmo, e também à inversão e à contrariedade.

Na vídeoinstalação “Piscina”, a artista retira as linhas paralelas das raias e redesenha esse espaço de recreação urbana como um labirinto aquático. Seus trajetos, observados do alto de um prédio, refletem a própria natureza da estrutura que é construída de modo a dificultar a saída.

“Globo Celeste”, intervenção pública realizada durante uma residência na Cité des Arts em 2004, teve origem em suas caminhadas por Paris. Desenhando percursos ao aplicar balões coloridos nas estruturas de ferro dispostas pelas calçadas da cidade, os vestígios daqueles deslocamentos aparecem como fotografias e desenhos em um caderno multiplicado.

A delimitação espacial dos gradeados feitos de hastes de ferro com extremidades pontiagudas que cercam edificações, praças e jardins, é transferida para o interior da sala expositiva com o trabalho “Lanças”. Feitas com papel contact colado sobre a parede, são reduzidas de sua solidez e aparecem deformadas de sua linearidade, indicando que houve um acesso não-autorizado.

“Piso”, instalação no solo de parte do espaço expositivo, foi concebida a partir do padrão geométrico dos tacos do chão da sala. Feita com tiras de borracha preta do tipo industrial, Lia utiliza a primitiva técnica do trançado para interromper o ritmo simétrico do padrão. A trama que recobre o solo, ao mesmo tempo que o anula, o refaz com outro material e outro ritmo.

Giorgio Ronna
Curador

“Contrapasso”, de Lia Chaia
De 13 de dezembro a 19 de janeiro de 2014
Terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h
Galeria Ecarta – Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre
Entrada franca
(51) 4009.2970



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA