18º Festival de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil

(São Paulo, SP)

O “Festival de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil” apresenta quase três meses de programação com exposições, debates, lançamento de livros, videoteca e instalações. Um dos destaques deste ano é o Panoramas do Sul, mostra competitiva composta por 94 artistas de 32 países diferentes, escolhidos através de convocatória aberta.

Esta 18ª edição celebra um momento importante na trajetória da mostra bienal. O Festival dedicado à produção do Sul geopolítico (América Latina, Caribe, África, Oriente Médio, Europa do Leste, Sul e Sudeste asiático e Oceania) completa três décadas de história e apresenta, na exposição Panoramas do Sul, obras de 94 artistas e uma mostra, em formato de grande instalação, com destaques de edições realizadas desde 1983, reunidas em 30 Anos.

Ao longo de sua trajetória, o Videobrasil tem atuado de modo inovador em torno da arte e da imagem em movimento. Desde as primeiras edições, quando a videoarte apenas surgia na cena brasileira, o Festival foi um dos primeiros eventos dedicados à imagem eletrônica, e por isso protagonista na ativação da cena de produção e experimentação em vídeo a partir do período pós-ditadura militar. Ao longo do tempo, em um contexto em que o vídeo já se consolidava como expressão artística no Brasil, assumiu o eixo Sul geopolítico como território de atuação, tornando-se a principal plataforma brasileira de visibilidade e interlocução desse circuito mundial, e abrangendo, desde a sua 17ª edição, todas as linguagens e suportes artísticos.

Ayrson Heráclito, Daniel Steegmann-Mangrané, João Loureiro, Lais Myrrha, Lenora de Barros, Marcellvs L., Pablo Lobato, Pedro Motta, Rafael Carneiro, Roberto Bellini, Roberto Winter e Rodrigo Bivar estão entre os artistas participantes.

Confira a programação completa em: www.site.videobrasil.org.br

“18º Festival de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil”
6 de novembro de 2013 – 2 de fevereiro de 2014
De terça a sábado da 9h às 22h. Domingo das 9h às 20h
Sesc Pompéia. Rua Clélia, 93, Água Branca, São Paulo – SP
(11) 3871-7700



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA