Novas entrevistas exclusivas com Artistas Indicados

Foram três novos vídeos lançados esta semana aqui no site, com Artistas Indicados ao PIPA 2013.
A dupla Franz Manata & Saulo Laudares, o artista Paulo Nazareth e o coletivo Tuttaméia foram os entrevistados.

Assista às entrevistas:

Franz Manata & Saulo Laudares

Franz Manata & Saulo Laudares são artistas naturais de Belo Horizonte, em Minas Gerais, que vivem e trabalham no Rio de Janeiro, capital.

Neste vídeo podemos conhecer melhor essa dupla indicada ao PIPA pela primeira vez este ano, saber o que os move a trabalhar com arte e descobrir um pouco desse projeto em conjunto, que está especialmente ligado ao trabalho com o som:

“Um das coisas legais do som é que ele não pede especialista. Você não precisa tecer grandes comentários. Você ouve e aquilo ativa uma série de outras coisas.”

Assista à entrevista com Franz Manata & Saulo Laudares:

Paulo Nazareth – Arte Contemporânea / LTDA

Há alguns anos Paulo Nazareth adota o nome artístico de Paulo Nazareth – Arte Contemporânea / LTDA.
Natural de Governador Valadares, em Minas Gerais, define seu local atual de residência e trabalho como “ao redor do mundo”.

Prova disso é seu relato sobre um recente trabalho no qual foi a pé de Minas Gerais a Nova York, nos Estados Unidos.

Neste vídeo, o artista que é descendente da tribo indígena Krenak, fala ainda da influência de sua origem no seu trabalho.

Assista à entrevista com Paulo Nazareth – Arte Contemporânea / LTDA:

Tuttaméia

Tuttaméia é um coletivo criado em 2009 por Fernando Aquino e Márcio H Mota que investiga questões relativas à óptica, à geometria e à guerra.

Neste vídeo os integrantes do coletivo falam da dificuldade de se fazer arte hoje em dia, e dialogam sobre os modelos de circulação e aquisição de obras nos circuitos atuais.

Assista à entrevista com Tuttaméia:

“Desejo de arquivos”

Desde o primeiro ano do Prêmio, em 2010, contratando a Matrioska Filmes para a produção de vídeos-entrevistas com os artistas indicados ao PIPA.

Destacando a importância dessa produção, o curador do MAM-Rio e conselheiro do PIPA, Luiz Camillo Osorio, assinala:

Quando o PIPA procurou a produtora Matrioska para realizar estes vídeos, tinha como meta montar um pequeno banco de dados sobre a arte brasileira contemporânea. Se a premiação visa o reconhecimento e a distinção, a construção de uma memória contemporânea visava a análise ampliada do circuito. (…)

Temos certeza que a continuidade destes registros e a combinação deles com a renovação das páginas dos artistas – que tem que ser feita em parceria com os artistas e suas respectivas galerias – potencializarão a relevância deste banco de dados. Um número crescente de interessados, de pesquisadores a colecionadores, já começam a usar o site do PIPA para o benefício de todos. – trecho do texto “Desejo de arquivos” (leia na íntegra)

Acesse a página de vídeos aqui no site e tenha acesso a todos os vídeos gravados desde 2010, incluindo as entrevistas com os artistas indicados em cada edição.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA