Danilo Ribeiro | Últimos dias

O artista Danilo Ribeiro apresenta sua primeira individual, “Viagem Pitoresca ao Rio de Janeiro Contemporâneo – Volume I”.

A exposição que entra em cartaz na Artur Fidalgo Galeria, sob a curadoria de Fernando Cocchiarale, é composta de 18 pinturas que retratam paisagens urbanas e personagens típicos do cotidiano carioca, como marombeiros, surfistas, garotas na praia, policiais e vendedores de mate.

Numa clara referência aos pintores viajantes dos séculos 17 e 18 – Albert Eckhout (1610-1666) e Jean- Baptiste Debret (1768-1848) Ribeiro atualiza e transmuta, do ponto de vista do observador local, o olhar dos pintores europeus sobre o país e busca também um tratamento pictórico mais adequado a esta atualização.

Para Danilo a série de quadros dos cariocas é um exercício de imaginação que tem como ponto de partida colocar-se no papel de um observador local do Rio de Janeiro de hoje e tentar identificar e exemplificar os tipos existentes na cultura carioca atual. “Claro que, como em todo o trabalho que desenvolvo, e nesse não poderia ser diferente, há a preocupação com a pintura em si, sem deixar que ela se torne algo secundário na realização do projeto. Tão importante quanto manter-se fiel a proposta é criar quadros que se sustentem como pinturas”, declara.

Dos pintores históricos o artista extrai a temática, reelaborada a partir da familiaridade do seu olhar, por conseguinte diversa da visão de mundo dos antigos viajantes que buscavam exotismos tropicais. Assimila, porém, com igual ênfase, elementos espaciais e pictóricos das obras produzidas no Brasil colonial, Real e Imperial: a escala das figuras em relação aos quadros (Eckhout) e o tratamento aquarelado −, sobretudo no que se refere aos fundos das telas (Debret). As imagens artesanais apresentam uma grande carga simbólica, aparência tecnológica e apuro técnico.

“Viagem Pitoresca ao Rio de Janeiro Contemporâneo – Volume I”
segunda a sexta: 10h às 19h
sábado: 10h às 14h

Artur Fidalgo Galeria
Rua Siqueira Campos, 143
lojas 147/150, 2º piso
Copacabana, Rio de Janeiro/RJ
CEP 22031-900
tel (21) 2549-6278
contato@arturfidalgo.com.br

 



O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA